10/07/2017 - 11:03 - Atualizado em 13/07/2017 - 13:07

Prefeitura de Paranaíba assume coleta e varrição de lixo

Desde o último sábado (7), equipes da Prefeitura Municipal assumiram os serviços de limpeza urbana com a coleta de lixo e varrição nas principais ruas de cidade. O serviço está a cargo da Secretaria de Obras, Urbanismo e Habitação e deverá utilizar mão de obra de custodiados do regime semiaberto e aberto do sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o prefeito, Ronaldo Miziara, com o fim do contrato com a empresa contratada para a realização dos serviços, o município pretende reduzir em até 40%, os custos com a coleta de lixo e varrição, aumentando ainda o perímetro de ruas a serem atendidas pelos serviços.

Dois caminhões foram recuperados para a realização de coleta e oito grupos de varredores foram formados para varrição no perímetro urbano da cidade. Devidamente uniformizados e identificados, os garis estarão cumprindo rotas pré- estabelecidas pela secretaria de Obras.

Para o prefeito, a utilização de mão de obra do sistema carcerário, além de ajudar na redução de custos permitirá a ressocialização de indivíduos que encontrarão novas chances para a busca da dignidade.

Através do termo de cooperação mútua entre a Prefeitura Municipal e a Agencia estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) poderão ser contratadas mão de obra prisional, de até 30 custodiados, para atividades de serviços gerais como limpeza de logradouros públicos em Paranaíba.

Miziara explicou ainda que a retomada dos serviços de coleta e varrição no perímetro urbano de Paranaíba faz parte do Termo de Acordo de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público Estadual visando à regularização da questão dos resíduos sólidos do Município.