Departamento de Comunicação
21/07/2017 - 17:10 - Atualizado em 27/07/2017 - 17:10


Proerd nas escolas do município no segundo semestre

Proerd nas escolas do município no segundo semestre


 

 O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) deverá voltar a ser implantado nas escolas do município a partir deste segundo semestre. O termo de cooperação mútua, assinado pelo prefeito Ronaldo Miziara e pela secretária de Educação, Leni Souto Miziara, foi enviado para Campo Grande, para a coleta de assinaturas do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa e o comandante geral da Policia Militar, Coronel Waldir Ribeiro Acosta.

O Proerd é um programa de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental. Em Paranaíba serão ministrados nas escolas do município, situado nas áreas urbana e rural.

 Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (E.U. A), onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a nossa realidade e hoje administrado pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da Câmara Técnica do PROERD.

Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros, ao final do quê, são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos.
O Programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalhar com crianças de 9 a 12 anos. 


OUTRAS NOTÍCIAS: Educação