28/08/2017 - 13:59 - Atualizado em 28/08/2017 - 14:04

Prefeitura promove II Mostra Cultural de Serviços das Mulheres Camponesas

Com o intuito de promover ações que possibilitam uma autonomia financeira e o desenvolvimento social das famílias rurais e beneficiárias do programa Vale Renda do município, a Prefeitura de Paranaíba realizou, no último sábado, 26, a II Mostra Cultural de Serviços das Mulheres Camponesas. O evento aconteceu no Sindicato Rural de Paranaíba e contou com o apoio do programa Vale Renda e de empresas privadas.

Com o tema, “Agrinho não é só Agro”, o evento reuniu aproximadamente 800 pessoas, que participaram de apresentações culturais e de palestras sobre os programas Agrinho e Vale Renda. Além disso, atividades como: pula-pula, capoeira, jogos e brincadeiras com os bonecos Agrinho animaram o público presente no evento.

Segundo a coordenadora municipal do programa Agrinho e umas das organizadoras do evento, Maria Ângela, cerca de 70 famílias participaram da exposição de produtos. “Nós tivemos em torno de 70 famílias expondo seus produtos. Somente a feira gerou cerca de 20 mil reais para as famílias camponesas”, afirmou. Segundo ela, o objetivo do evento não foi só comercial, “O intuito não foi somente econômico. Mas, sobretudo,  o desenvolvimento social das famílias rurais, estabelecendo uma conexão entre campo e cidade”, completou.

Sobre a feira - Idealizada pela Secretaria de Educação, em parceria com o Sindicato Rural,  o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Federação de Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), a Feira Cultural de Serviços das Mulheres do município de Paranaíba teve sua primeira realização no ano de 2016. Neste ano, veio ainda mais fortalecida com a parceria do Programa Vale Renda.

O objetivo da mostra é divulgar a importância da produção de alimentos saudáveis, livres de transgênicos e de agrotóxicos. Além disso, o evento busca contribuir no empoderamento dos envolvidos rumo ao desenvolvimento sustentável. A mostra cultural viabiliza e valoriza o trabalho e a produção das famílias, gerando renda e autonomia. Potencializando seu protagonismo, a permanência das mulheres no campo e estimulando as famílias beneficiadas do programa Vale Renda a ter autonomia sustentável.