Departamento de Comunicação
01/09/2017 - 00:24 - Atualizado em 11/09/2017 - 00:31


Idosos trocam postos de saúde por prática de exercício físico

Idosos trocam postos de saúde por prática de exercício físico


 


Segundo pesquisas apontadas pelo Congresso de Cardiologia e de Geriatria, um idoso de 60 anos, que pratica exercício físico, tem a capacidade física relativa a uma pessoa de 20 anos. Ainda, doenças degenerativas terão maior chance de recuperação do que numa pessoa sedentária. Pensando nisso, a Prefeitura de Paranaíba realiza, gratuitamente, por meio do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF), a ginástica moderada para a melhor idade. As aulas acontecem diariamente em pontos específicos do município.

Segundo a professora aposentada, Jornalina Araújo, 60, alguns idosos relataram que deixaram de ir aos postos de saúde por causa das aulas “Vejo que alguns companheiros, aqui do grupo, deixaram até de frequentar os postos de saúde, eles trocaram os postos de saúde pelas aulas. Eu não quero envelhecer com um corpo de 20/30 anos, eu quero é qualidade de vida” completou.

Para o professor Eduardo Siqueira, responsável pelas aulas, o intuito é que o idoso valorize a prática de exercício físico “Nossa alegria é que essas pessoas chegam na gente e digam: professor, eu parei de tomar um caixa de remédio, eu uso 10, mas tirei um. Pra gente, isso é satisfatório, porque nosso intuito é esse, fazer de pouco a pouco com que a população veja que a prática do exercício físico é muito importante” afirmou.  

A aula de ginástica moderada não tem nenhum pré-requisito, basta comparecer no dia e horário marcado. Os encontros acontecem na Praça Iacal, localizada no Bairro de Lourdes, na segunda-feira e quarta-feira, às 6h30; no Santo Antônio, segunda e quarta, 7h30; no Carnaíba, segunda e quarta às 17h30; No Patronato terça-feira, às 7h30 e às 08h00 na Associação antialcoólica. Além disso, toda terça e quinta-feira, no Clube da Terceira Idade, às 16h.

 


OUTRAS NOTÍCIAS: Saúde