Departamento de Comunicação
20/09/2017 - 09:44 - Atualizado em 20/09/2017 - 09:52


Vacinação antirrábica será realizada nesse sábado

Através da vigilância sanitária do município, prefeitura pretende imunizar cerca 6 mil animais contra a raiva.

Vacinação antirrábica será realizada nesse sábado


O dia D da campanha de vacinação antirrábica será realizado em Paranaíba no próximo sábado (23),  nas escolas Aracilda, José Garcia Leal, Gustavo, Ermírio, Wladislau, Manoel Garcia, Maria Luiza e Major. Equipes da vigilância sanitária também estarão no Jardim Karina, Jardim das Paineiras,  Cohab Santa Rita e Jardim Primavera.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária,  Giane Gonzales Machado, a vacina é importante porque controla a circulação de vírus da raiva nos caninos e felinos.

Não é obrigatório que o animal tenha documento, mas o animal que já possuir a carteira de vacinação é necessário que o dono leve para a atualização.  A vacina é gratuita e  indicada para pets a partir dos três meses de vida. Em caso de dúvidas, a Vigilância Sanitária do Município pode ser acionada por meio do número,   (67) 3669-0094.


Sobre a raiva:

A raiva é um vírus, uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais para o homem) quase erradicada atualmente, mas, mesmo assim, muito temida. Isso porque a taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é  de quase 100%.

A raiva canina  possui alguns tipos e fases e é considerada incurável, por isso é essencial a prevenção por meio da vacina.  Além disso, pelo fato dos cães serem, em sua maioria, animais domésticos,  são os principais transmissores da doença para os humanos.  É preciso ficar atento aos sintomas para ter um diagnóstico rápido e evitar a disseminação da doença dentro de casa. (Fonte: Canal do Pet - iG).


OUTRAS NOTÍCIAS: Saúde