16/10/2017 - 09:50 - Atualizado em 24/10/2017 - 13:31

Prefeitura abre programação do Outubro Rosa

Confira programação completa da Secretaria Municipal de Saúde em comemoração ao movimento.

Prefeitura abre programação do Outubro Rosa

Com  objetivo alertar, conscientizar e informar a população sobre o câncer de mama, a Prefeitura de Paranaíba está realizando, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,  uma série de eventos em comemoração ao Outubro Rosa.  A campanha iniciou nesta segunda-feira, 16, na Unidade de Estratégia de Saúde da Família (UESF) Daniel.

Entre os dias 16 e 25 de Outubro haverá uma programação especial nas Unidades de Saúde do município e distritos. Serão realizadas  palestras sobre preventivo e mamografia, teste rápido de HIV  e Sífilis, coleta de preventivo e solicitação de mamografia.

O exame de mamografia é voltado para mulheres com mais de 40 anos ou aquelas que possuem nódulos nos seios. Para o agendamento será feito um atendimento médico.

Sobre o Outubro Rosa -    O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. (fonte: www.outubrorosa.org.br)

Programação - 18/10, das 17:00 às 21:00h – UESF Nossa Senhora de Lourdes -  Atendimento médico às mulheres trabalhadoras, testes rápido de HIV e Sífilis, Vacinas, coleta de exames de preventivo, solicitação de exames de mamografia. Atenderá pacientes do D. Hilda.

18/10, das 17:00 às 21:00h – UESF Antônio Miziara -  Atendimento médico às mulheres trabalhadoras, testes rápido de HIV e Sífilis, Vacinas, coleta de exames de preventivo, solicitação de exames de mamografia.

18/10, das 17:00 às 21:00h – UESF Anna Lygia -  Atendimento médico às mulheres trabalhadoras, testes rápido de HIV e Sífilis, Vacinas, coleta de exames de preventivo, solicitação de exames de mamografia.

18/10, das 17:00 às 21:00h – UESF Dr. Yá -  Atendimento médico às mulheres trabalhadoras, testes rápido de HIV e Sífilis, Vacinas, coleta de exames de preventivo, solicitação de exames de mamografia.

18/10, das 17:00 às 21:00h – UESF Santa Lúcia -  Atendimento médico às mulheres trabalhadoras, testes rápido de HIV e Sífilis, Vacinas, coleta de exames de preventivo, solicitação de exames de mamografia.

18/10, das 17:00 às 21:00h – UESF Daniel Martins -  Atendimento médico às mulheres trabalhadoras, testes rápido de HIV e Sífilis, Vacinas, coleta de exames de preventivo, solicitação de exames de mamografia.

20/10, período da manhã no Distrito do Alto Santana, atendimento médico, será realizado Ultrassonografia de Mamas, coleta de preventivo, vacinas, solicitação de exames de mamografia, testes rápido de HIV e Sífilis.

20/10, período da tarde no Distrito do Raimundo, atendimento médico, será realizado Ultrassonografia de Mamas, coleta de preventivo, vacinas, solicitação de exames de mamografia, testes rápido de HIV e Sífilis.

21/10, das 07:00  às 16:00h – Programa Saúde da Mulher  -  Projeto “Onça Pintada” – Realização de Ultrassonografia de Mamas e Próstata,  Toque das Mamas, Coleta de Preventivo, Testes Rápido de HIV e Sífilis, Solicitação de Mamografia, Vacinas, Ginástica Laboral, Pesagem do Bolsa Família e “Dia da Beleza”.

24/10 – 8:00h Palestra no CRAS América, para Beneficiárias do Bolsa Família, com o tema Câncer de Mama e Colo Uterino.

25/10 – 8:00h Palestra no CRAS Nossa Senhora de Lourdes, para Beneficiárias do Bolsa Família, com o tema Câncer de Mama e Colo Uterino.

OBS: Santa Casa no dia 21/10, no período da manhã, vai estar realizando mamografia da mulher trabalhadora que passar por atendimento nas UESF’s no dia 18/10 (20 mamografias).