04/12/2017 - 09:26 - Atualizado em 04/12/2017 - 09:26

Agentes de endemias de Paranaíba vão usar smartphones contra o Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde Sul através da Coordenadoria de Controle de Vetores recebeu hoje (4), 39 aparelhos smartphones que farão parte dos trabalhos de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti no município de Paranaíba. Durante evento no auditório da UEMS, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde, explicaram os termos do novo sistema e coletaram assinaturas dos termos de entrega.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, Débora Queiroz, a entrega dos aparelhos integra as ações de monitoramento feitas pelos agentes de endemias, auxiliando no levantamento de informações sobre os focos e criadouros do mosquito na região monitorada. Ela assinou o termo de Cessão de Uso e informou que Paranaíba foi escolhido por ter cumprido as metas de cobertura   no controle de vetores

A ação faz parte de um projeto piloto da Secretaria de Estado de Saúde utilizando um novo sistema de informação contra a disseminação do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya. O sistema Endemias é um aplicativo desenvolvido pela SES/MS e instalado nos smartphones dos agentes que fornecerão os dados de cada imóvel visitado na região e a existência de criadouros.