10/12/2014 - 18:04 - Atualizado em 22/06/2015 - 18:04

Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia é encerrado com evento

A Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou, na última dia terça-feira (09), o evento de encerramento do Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, na Escola Municipal Maria Luiza Corrêa Machado.

Estiveram presentes professores, coordenadores e diretores das escolas municipais Capitão Altino Lopes, Dona Maria Paula de Oliveira, João Chaves dos Santos e Maria Luiza Corrêa Machado. Na ocasião, as escolas puderam apresentar vídeos sobre as atividades desenvolvidas durante o projeto, além de workshop com a amostra dos trabalhos do PEHEG.

O Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia (PEHEG) é executado pelo Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).

O PEHEG representa uma importante estratégia no enfrentamento dos desafios impostos pela busca de segurança alimentar e nutricional no Brasil. O projeto possibilitou o debate com os diversos segmentos da escola as questões sociais, econômicas e culturais que dizem respeito à promoção da alimentação saudável, ao direito humano à alimentação adequada e à garantia da alimentação como direito social, especialmente a alimentação escolar.

Como uma ação de educação alimentar e nutricional no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Projeto tem oferecido, aos municípios participantes, reais possibilidades de trazer para dentro da escola e dos debates com a comunidade a complexidade e os desafios relacionados à formação de hábitos alimentares saudáveis, à relação sustentável com o ambiente e à prática pedagógica dinâmica e promotora de aprendizagens.