30/01/2018 - 14:51 - Atualizado em 31/01/2018 - 14:30

Secretaria de Educação realiza 2ª Jornada Pedagógica 2018

A Secretaria Municipal de Educação está realizando desde ontem (29), a 2ª Jornada Pedagógica para capacitar professores, diretores, coordenadores, merendeiras, auxiliares de cozinha, servidores administrativos e motoristas de transporte escolar, com vistas ao inicio do ano letivo na próxima segunda feira, 5 de fevereiro.  A secretária Leni Souto Miziara confirmou a programação  iniciada na segunda-feira  com a formação de diretores e coordenadores, prosseguiu ontem (30) com a lotação de professores nas Escolas e Ceinfs e continuará com uma ampla agenda até a manhã de sábado (03).

Para amanhã, quarta-feira (31), está prevista uma reunião interna em todas as unidades com a coordenação e direção no sentido de repassar o compromisso pedagógico adotado pela secretária Leni Miziara, no sentido de priorizar o estudo para possibilitar mudanças.

Os motoristas de transporte escolar receberão formação a partir de palestras a serem feitas no auditório da UEMS, na quarta-feira (31) de 08h às 16h. Representantes do Conselho Tutelar abordarão o tema ligado ao Assédio Sexual com as leis e penalidades previstas. O comandante da Policia Rodoviária Federal, José Ricardo Batista fará palestra para enfatizar os requisitos básicos para o transporte de escolares.

01/02 – Quinta-feira

O tema Indisciplina Escolar, Dilemas e possibilidades será abordado pelo Dr. Plácido de Souza Neto, Juiz de Direito da 2ª Vara da Paranaíba em palestra para professores, coordenadores e diretores no Centro de Convivência Reviver (Clube da Terceira Idade), na quinta-feira (01), no período matutino. No mesmo horário, no auditório da UEMS, os professores de Educação Física participam de palestra com o prof. Dr. Paulo Henrique Martins Nuñez que enfocará o tema Handebol Escolar, Princípios do Treinamento.

As merendeiras e auxiliares de cozinha serão capacitadas para as boas práticas de manipulação de alimentos, na Escola Municipal Major Francisco Faustino Dias, com as nutricionistas Joelma Alves Dias e Cleverton Henrique Leal.  Já os professores de educação física, educação infantil, ensino fundamental, diretores e coordenadores  recebem a palestra sobre a importância da recreação no ambiente escolar com o prof. Rubens Silva Arguelho, no centro de Convivência Reviver.

Os funcionários administrativos receberão formação no auditório da Uems com a palestra “O trabalho no campo da Educação: desafios frente às demandas da atualidade “, com a Psicóloga Mestre em Educação Mayara K.A.R.G. Coutinho

A noite, no Centro de Convivência Reviver, os professores, gestores e funcionários administrativos participam de palestra com o diretor presidente da Fundesporte, prof. Marcelo Ferreira Miranda, com o tema “ A importância da atividade física em relação à saúde: Uma visão interdisciplinar.

02/02 – Sexta-feira

Na manhã da sexta-feira (02), a Jornada Pedagógica prossegue com palestra das professoras  Marilene Freitas Silveira e Fabiana Aparecida Cáceres sobre o papel do professor no século XXI, no Centro de Convivência Reviver.  Os professores de Educação Física recebem na quadra da Escola Municipal  Major Francisco Faustino Dias os princípios do treinamento sobre Handebol Escolar.

A 2ª Jornada será encerrada  com palestra  sobre direitos e deveres do transporte escolar a ser feira pelo policial rodoviário Luiz Duarte Magalhães.