Departamento de Comunicação
06/03/2018 - 11:52 - Atualizado em 16/03/2018 - 10:05


Paranaíba participa da Campanha Nacional contra Hanseníase e Verminose

Paranaíba participa da Campanha Nacional contra Hanseníase e Verminose


A Secretaria de Saúde de Paranaíba, através da Coordenaria de Vigilância Epidemiológica realiza durante o mês de março, a campanha contra Hanseníase e Verminose nas Escolas e Ceinfs do Município. O público-alvo será formado por escolares de cinco a 14 anos, que estarão recebendo a ficha de autoimagem, onde os pais irão verificar se o filho ou a filha possui alguma mancha suspeita, marcar na ficha e devolver para as enfermeiras.


De acordo com Carla Patrícia Eugênio, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica a ação faz parte da Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses do Ministério da Saúde.  Para detectar os casos de hanseníase é utilizado um formulário denominado ficha de autoimagem, o qual os estudantes levam para casa pais ou responsáveis e o devolvem à escola. As fichas são triadas pelos profissionais de saúde e os casos com lesões suspeitas de hanseníase são encaminhados à unidade de saúde para avaliação e início do tratamento em caso de confirmação diagnóstica.



No caso de verminose será administrada uma dose única de Albendazol 400 mg. Esse medicamento é eficaz, não tóxico, de baixo custo e já foi utilizado em  diversos países e os efeitos colaterais verificados foram raros e sem gravidade. A realização dessa ação de profilaxia em escolares está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza o uso de medicação de forma periódica como medida preventiva e efetiva para redução da carga parasitária e suas complicações.


OUTRAS NOTÍCIAS: Saúde