Departamento de Comunicação
07/03/2018 - 15:38 - Atualizado em 16/03/2018 - 10:04


Prefeitura repassa incentivo financeiro aos agentes de endemias

Prefeitura repassa incentivo financeiro aos agentes de endemias


Os agentes de endemias de Vigilância Sanitária   da Secretaria Municipal de Saúde receberam no salario de fevereiro, depositado ontem pelo município, o adicional referente ao incentivo financeiro repassado pelo governo do estado por meio do Fundo Especial de Saúde.
 

 O prefeito Ronaldo Miziara, o secretario de governo Juvenal Neto e a secretaria de saúde, Débora Queiroz reuniram se ontem com os agentes de controle de vetores, quando explicaram os motivos do atraso no repasse de recursos destinados a incentivar o trabalho dos agentes de saúde. De acordo com a secretaria de Finanças foram repassados R$ 43.096.65 aos agentes de endemias.

 

“Os recursos estavam parados na conta do município sem pode repassar aos agentes, até que fosse regularizada uma  situação”, explicou o prefeito Ronaldo Miziara.  Ele reconheceu a importância do trabalho da categoria em prol da cidade, principalmente no combate a dengue, ao mosquito, aos escorpiões e outras  endemias. Miziara assumiu o compromisso de que, a partir de agora, os incentivos sejam pagos regularmente assim que o estado efetuar o repasse.

 

De acordo com a secretária Débora Queiroz, o atraso foi motivado por questões legais, uma vez que a rubrica Vigilância Saúde, como elemento de despesa, não estava prevista na dotação orçamentaria da secretaria.  Com o inicio dos trabalhos legislativos deste ano, foi aprovado pelos vereadores à destinação dos recursos, que foi inserida na folha de pagamento de fevereiro, depositada ontem pelo município. Ela  ressaltou o esforço do prefeito Ronaldo Miziara em resolver a questão legal para incentivar o trabalho dos agentes de controle de vetores, tão importante para a cidade.

 

Para o secretario de Governo Juvenal Neto, a questão foi resolvida graças ao interesse e vontade politica do prefeito em regularizar a questão. Ele lembrou que o  projeto do Incentivo Financeiro aos Agentes de Saúde contempla cerca de 12 mil agentes em todo estado e é baseado em um compromisso do governador Reinaldo Azambuja, no qual fixa o valor de meio salário mínimo como adicional ao salário dos agentes, pela sua participação nas ações de enfretamento às endemias.

 


OUTRAS NOTÍCIAS: Saúde