13/03/2018 - 10:31 - Atualizado em 16/03/2018 - 10:03

Município investe mais de 20% da receita na Saúde e amplia números de atendimentos à população

O município de Paranaíba investiu no 3º quadrimestre do ano passado, 20,24% de sua receita no setor de saúde, índice superior ao exigido pela legislação. A informação foi prestada pela secretária municipal de saúde, Débora Queiroz de Oliveira, durante audiência pública  realizada na Câmara dos Vereadores na ultima sexta-feira(9)

De acordo com a Lei Complementar 141/2012 que regulamenta a destinação de verbas, cabe aos municípios destinar 15% da receita, como investimento mínimo em Saúde.  Na ocasião, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Izaias Martins Severino, fez  a prestação de contas financeira, orçamentária e de ações de serviço de saúde no período, atendendo exigências do Sistema Único de Saúde.

No relatório pode ser observada a evolução no numero de atendimentos, consultas, acompanhamentos e outros procedimentos ligados a média complexidade ambulatorial nas unidades básicas de saúde. No primeiro trimestre foram totalizados 8.426 procedimentos; no segundo trimestre, 12.098 e no terceiro, 12.808 procedimentos, realizados por médicos de 13 especialidades, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos.

Os números indicam evolução na realização de diagnósticos no Laboratório Municipal, passando de 19.931 procedimentos no primeiro trimestre e 23.723, no terceiro trimestre.  O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) igualmente maior numero de procedimentos com total de 3.747 atendimentos, consulta tratamento odontológico, diagnostico por radiologia, órtese e prótese.

O atendimento na Unidade de Saúde da Mulher passou de 2.131 no primeiro trimestre para 2.855 no período de setembro a dezembro de 2017, enquanto o Núcleo de Assistência de Saúde da Família registrou 888 procedimentos.

Na Atenção Básica de Saúde, através das Unidades de Saúde da Família, o total de procedimentos entre ações coletivas, diagnóstico por teste rápido, consultas, atendimentos e acompanhamentos chegou a 121.653. O relatório do terceiro quadrimestre de 2017 mostra 37.312 atendimentos na Santa Casa de Misericórdia; 9.229 procedimentos no Instituto de Nefrologia de Paranaíba (Inepar), além de 3.264 exames terceirizados.

Para a secretária de Saúde, Débora Queiroz, os números do terceiro quadrimestre de 2017, com aumento no atendimento e os investimentos feitos pelo município,  demonstram a prioridade conferida pelo prefeito Ronaldo Miziara ao setor de saúde.