14/11/2014 - 19:00 - Atualizado em 02/07/2015 - 10:47

Prefeitura de Paranaíba instala placas de identificação de ruas em todas as quadras do município

A Prefeitura de Paranaíba, por meio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), iniciou a instalação de placas de identificação com os nomes das ruas e pretende contemplar todas as quadras do município. Essa ação será possível devido a uma negociação do Demutran com empresas locais, as quais estão patrocinando as placas.

De acordo com o diretor do Demutran, Marco Antonio Morelli, este é um assunto de imensa satisfação, uma vez que era uma necessidade antiga da cidade. “Quantas vezes ouvimos reclamação das ruas sem indicações, o que dificulta o trabalho dos carteiros em entregar correspondência e dos mototaxistas que não encontram as ruas, assim como prejudica a população em geral”.

Morelli explicou que a identificação das ruas com seus respectivos nomes é uma obrigação, prevista em lei desde 2005. “Assim que assumi, em julho do ano passado, o prefeito já determinou que nós trabalhássemos para identificar todas as ruas”, disse.

Ele explicou que, desde então, buscou alternativas para a implantação das placas, tendo em vista a dificuldade por falta de receita. “Por isso, procuramos uma parceria para sanar esses problemas. O primeiro passo foi contabilizar o quantitativo de quadras. Temos, em Paranaíba, 1100 quadras, mais cerca de 500 em loteamentos irregulares”.

A partir desse número, verificou-se que seriam necessárias mais de 6 mil placas de identificação, tendo valor estimado em R$ 200 mil. Como a Prefeitura não detinha esse montante para a execução do projeto, o Demutran buscou apoio das empresas.

O departamento constatou que as empresas vinham ao município, faziam vendas de publicidades no Centro da cidade e os bairros ficavam esquecidos. Então, o Demutran proibiu essas empresas de contemplarem apenas a área central da cidade.

“Assim, fizemos uma negociação, onde a empresa teria que, para cada poste instalado de propaganda no Centro, entregar 50 placas de nomes de ruas para os bairros, a fim de que pudéssemos identificar toda a cidade”, contou Morelli.

As publicidades nos postes começaram a ser instaladas, assim como a implantação das placas nos bairros. Para isto, funcionários da Prefeitura estão passando nas casas onde as placas serão fixadas para solicitar a autorização. "Também pedimos para as pessoas se atentarem à grafia correta dos nomes, para nos ajudar a corrigir os erros", disse Morelli.

Para beneficiar os patrocinadores, cada “kit” de 50 placas (correspondente a uma venda de poste) serão distribuídos em diferentes bairros. “O trabalho será feito de bairro em bairro. Quando um bairro ficar pronto por completo, seguiremos para outro", finalizou.