30/09/2014 - 19:27 - Atualizado em 02/07/2015 - 10:47

Agentes de fiscalização do trânsito concluem curso em Paranaíba

A Prefeitura de Paranaíba, por meio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) realizaram a solenidade de encerramento do curso de agentes de fiscalização do trânsito, no último dia 18, na Câmara Municipal. O curso foi realizado de 4 a 22 de agosto, com carga horária de 137 horas entre aulas práticas e teóricas.

O objetivo foi capacitar policiais militares e pessoas civis para atuarem de forma efetiva no trânsito, orientando os condutores de veículos e promovendo a fiscalização efetiva, visando a diminuição de incidentes e colaborando para a melhoria do trânsito. Esses formando foram orientados a diversas medidas de orientação e como último recurso, estão aptos também a aplicarem multas.

Durante o curso, os participantes aprenderam conceitos sobre o seguinte conteúdo programático: agente da autoridade de trânsito; normas gerais de circulação e conduta; primeiros socorros; educação para o trânsito; engenharia e sinalização de trânsito; operação, fiscalização e policiamento ostensivo de trânsito; direção defensiva; comunicação, ética e cidadania; e prática de fiscalização.

Além de conhecer os limites legais da atuação profissional de um agente de trânsito, os participantes tiveram a oportunidade de estudar e debater infrações de trânsito, utilizando exemplos práticos para a aplicação do conteúdo teórico assimilado.

O diretor do Demutran, Marco Antonio Morelli, explicou que o objetivo da formação desses agentes é orientar os motoristas. “O último recurso é a notificação, a aplicação de multas. O mais importante é realizar um trabalho de conscientização. O agente de trânsito tem uma importância muito grande que é a de salvar vidas”, disse.

Morelli ainda ressaltou a dificuldade de realizar um curso desses, uma vez que é difícil encontrar agendas disponíveis no mesmo período. “É um curso bastante rígido, ministrado por professores competentes e, por isso, não é fácil reunir todo esse pessoal. Além disso, há ainda o problema de conseguir de conciliar os profissionais das cidades vizinhas. Por isso, muitos policiais militares estavam com o curso vencido, por falta de oportunidade”.

O Prefeito também esteve presente na cerimônia e falou da satisfação de formar esses agentes que contribuirão imensamente para a segurança da cidade. “É uma satisfação enorme ver o nosso município progredindo, com certeza, estes profissionais desempenharão seu papel da melhor maneira possível, preservando a segurança dos nossos condutores e pedestres. Parabéns a todos!”, concluiu.