27/09/2018 - 16:09 - Atualizado em 27/09/2018 - 16:09

Escolas municipais com bom desempenho no IDEB 2018

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Paranaíba apresentaram bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 2018). Criado pelo Ministério da Educação e elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anizio Teixeira (INEP), o Ideb tem por objetivo monitorar a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para melhoria do ensino.
Os resultados são calculados a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação), obtidos no Censo Escolar  e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep – Prova Brasil. As metas estabelecidas são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo de alcançar a pontuação de 6,0 até 2022, média correspondente ao sistema educacional de países desenvolvidos.
As escolas municipais João Chaves, localizada no distrito do Raimundo e  Ignácio José da Silva, situada na área urbana da cidade, obtiveram a nota 6,2, superando as metas projetadas e superior a média nacional que é 6.0. As escolas Dona Maria Paula , do distrito do Alto Tamandaré e  Major Francisco Faustino Dias  chegaram a 5,6 e  5.8 respectivamente, nas avaliações dos anos iniciais.
As escolas Maria Luiza Correa e Liduvina Mota Camargo também avançaram para 5,1. Índices considerados satisfatórios. O avanço significativo das escolas municipais de Paranaíba pode ser explicada pelos constantes investimentos que a atual adminisação tem realizado com foco na formação dos professores com reflexo direto na aprendizagem dos estudantes.
O apoio ao trabalho do professor com formações continuadas e monitoramento dos resultados de aprendizagem dos estudantes, aferidos por avaliações (simulado) realizados semestralmente; o que permite a redefinição de metas e mudança de estratégias para a melhoria da educação pública do município.
Segundo a prof. Leni Souto, a equipe pedagógica de todas as escolas, familiares e estudantes estão de parabéns. “É com essa parceria família - escola  que será possível assegurar o direito a uma educação de qualidade”. De acordo com a secretaria  municipal de Educação, Solange Miziara  o desafio é continuar crescendo para que todas as escolas alcancem a media 6,0 até 2022.
Com esse propósito os resultados do IDEB 2018 estão sendo analisados pelos professores e gestores de todas as escolas da rede com apoio das professoras Leni Souto e Leila Diniz para,  juntos, definirem novas metodologias que possibilitem os estudantes apropriarem dos conteúdos de forma ativa.