24/11/2018 - 13:38 - Atualizado em 24/11/2018 - 13:38

Paranaíba integra Mapa do Turismo Brasileiro

O município de Paranaíba integra o Mapa do Turismo Brasileiro 2017/2019, segundo informações do secretario municipal de Turismo, Henrique Cesar Queiroz.  Ele anunciou a inserção do município através de sua rede social e comemora um dos primeiros resultados da recém criada pasta.

O Mapa é um instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo (MTur) no desenvolvimento das políticas públicas. É ele que define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério, incluindo ações de infra-estrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.

As cidades que o compõem atualmente foram indicadas por órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com o Ministério do Turismo. A próxima atualização do Mapa acontecerá em 2019, podendo haver entrada e saída de municípios, a depender dos critérios estipulados por legislação vigente.

Com a certificação, os municípios terão duas vantagens: validar a responsabilidade com o turismo no âmbito federal, estadual e local, alem de facilitar o acesso a recursos destinados pelo Ministério da Cultura.

O documento comprova que o município integra a lista dos 3.285 destinos brasileiros que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda.  Paranaíba está classificada na categoria C pertencendo a região turística Vale do Aporé