09/12/2018 - 07:13 - Atualizado em 09/12/2018 - 07:13

Programa leva triagem auditiva nas escolas municipais

Dia 9 de dezembro dia do fonoaudiólogo

Programa leva triagem auditiva nas escolas municipais

Dia do Fonoaudiólogo é comemorado em 9 de dezembro. A data celebra os profissionais da área de saúde que trabalham com os diferentes aspectos da Comunicação Humana: linguagem oral e escrita, fala voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação.

Os fonoaudiólogos desenvolvem atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia, atuando também em ensino, pesquisa e consultoria. Trabalham nos setores públicos e privados, em clinicas, consultórios, hospitais, home-car, asilos, creches, berçários, instituições de ensino, em gestão de serviços, empresas, indústrias e emissoras de rádio e TV, entre outros.

Em 2018, a Prefeitura Municipal de Paranaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, priorizou a contratação de profissional Fonoaudióloga para atuar no Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF). Desde então o assunto é tema de palestras e orientações junto às áreas da saúde, da educação e assistência social.

Outra vertente de atuação de grande impacto é o atendimento domiciliar prestado aos pacientes acamados com sequelas de AVC, Esclerose Lateral, além de outras patologias. No NASF, a fonoaudióloga Katiuscia Pamplona atua ainda na estimulação do desenvolvimento precoce em bebês de 0 a 3 anos.

Em novembro último, a Secretaria de Saúde junto com a Secretaria de Educação realizam nas escolas municipais o Programa de Saúde na Escola (PSE). Katiuscia contribuiu com o programa realizando uma triagem auditiva escolar (meatoscopia) onde examinam o ouvido das crianças para detectar excesso de cera.

Em caso de necessidade, a criança é encaminhada para o médico da Unidade de Saúde. De acordo com Katiuscia, a presença do excesso de cera dificulta a audição, aprendizado e atenção da criança.