05/09/2014 - 19:56 - Atualizado em 22/06/2015 - 19:56

Qualidade das merendas rende elogios à Rede Municipal de Ensino

A qualidade da alimentação das crianças da Rede Municipal de Ensino, que fazem parte dos Centros de Educação Infantil (Ceinf’s) ou das escolas do Ensino Fundamental, tem sido motivo de inúmeros elogios por parte da população, sobretudo após a veiculação nas redes sociais, de fotos com cardápios variados das comidas servidas às crianças. As publicações estão rendendo não só boa fama às merendeiras do município, como bastante satisfação e tranquilidade às famílias que depositam sua confiança ao matricularem seus filhos no ensino administrado pela Prefeitura de Paranaíba.

É com muito carinho e dedicação que dona Maria Lecy da Silva chega bem cedinho, prepara o café da manhã e já inicia os trabalhos para o almoço, por volta das 6h30. Tudo feito com extremo capricho e alegria, o resultado não podia ser outro: uma comida saborosa e nutritiva, feita especialmente para as 109 crianças que frequentam o Ceinf (Centro de Educação Infantil) Irmã Dulce, local que escolhemos para atestar a qualidade do trabalho desenvolvido.

Merendeira há quatro anos, Maria Lecy adora cozinhar e seus dotes não se limitam a preparar o cardápio sugerido pela nutricionista: ela inventa, inova e trabalha com toda dedicação para que a comida fique mais atrativa aos olhos e ao paladar da criançada, sem perder os valores nutricionais. Manjar de beterraba e feijoada de carne bovina com legumes e feijão branco são algumas de suas aventuras na cozinha.

O almoço é servido às 10h30. As crianças sentam e aguardam ansiosamente pelo prato do dia. Quando as professoras servem os alunos, eles comem com vontade, “limpam” o prato e pedem mais. Quando acabam, são servidos o suco e a sobremesa. Para os bebês, um prato diferenciado em relação à idade: sopa. A opinião das crianças sobre as refeições é unânime: deliciosa.

A diretora Elza Aparecida Silva Komatsu diz que tudo no Ceinf é feito com muito empenho, para proporcionar o melhor aos pequenos. “Nossas crianças fazem cinco refeições enquanto estão aqui. Trabalhamos com um horário diferenciado, começamos a receber nossos alunos às 5h30, quando eles tomam café da manhã, depois vem um lanche, o almoço, outro lanche e mais uma merenda antes de eles irem embora, às 17h”, conta.

As crianças ficam o dia todo no Ceinf: fazem as refeições, tomam banho, brincam, realizam atividades pedagógicas e quando estão em idade escolar, estudam. Elza destaca que todos os Ceinfs recebem os mesmos alimentos e têm a mesma quantidade de refeições, uma vez que todos são órgãos públicos municipais e nenhum possui tratamento diferenciado.

Quem faz coro ao trabalho realizado na Rede Municipal de Ensino é Krisllian Keilla Alcalde. “Meu enteado mora comigo há dois anos, ele tem seis aninhos e nesses dois anos eu só tenho a agradecer, pois não só a merenda sempre foi e é de qualidade, como os lanches e a própria educação. Esses dias fui lá pra vê-lo, ele estava na sala de informática. Fiquei toda orgulhosa! Portanto fica aqui meus agradecimentos não só ao Prefeito, como todas as pessoas envolvidas na educação de nossos filhos na Rede Municipal”, elogiou.

A mesma opinião divide Ká Nogueira. “A comida de escola é tudo de bom! Está linda a merenda! Parabéns para as "tias" que fazem com tanto carinho. Aqui também temos pessoas que cozinham maravilhosamente para nossos pequeninos”, concluiu.