28/08/2014 - 20:20 - Atualizado em 02/07/2015 - 10:50

Seminário discute Plano Estadual de Educação em Paranaíba

A Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou, na última terça-feira (26), o Seminário Regional de Educação para a elaboração do PEE (Plano Estadual de Educação), onde será adequado o PNE (Plano Nacional de Educação), conforme Lei Federal nº 13005, de 26 de junho de 2014, decretado pela presidente Dilma Rousseff.

Uma comissão municipal foi instituída para acompanhar, gerenciar, organizar, coordenar e realizar o seminário regional. O objetivo foi fazer uma revisão do plano com representantes de cidades da região.

Na ocasião, além da cidade sede, Paranaíba, estiveram presentes profissionais da educação de Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Selvíria e Três Lagoas.

A programação foi composta pela apresentação do Grupo Majorense de Teatro e Arte (Grumata) da Escola Municipal Major Francisco Faustino Dias; a palestra com o tema “Plano Nacional de Educação”, ministrada por Sueli Veiga Melo; e oficinas que discutiram a respeito das estratégias estaduais que nortearão a educação nos próximos anos.

O prefeito esteve na cerimônia de abertura e agradeceu a presença dos representantes dos municípios participantes e o trabalho dos profissionais que tanto se empenham em prol da educação. “Só com o fortalecimento da educação que poderemos ter um Brasil melhor”.

O prefeito falou também sobre a importância de se trabalhar em equipe, de buscar mecanismos que desenvolvam um ensino, cada vez, com mais qualidade. “É uma luta incansável melhorar o ensino da escola pública. Todos os municípios passam por dificuldades, por isso precisamos de ações conjuntas que beneficiem nossas crianças. Só tenho a deixar palavras de agradecimento e satisfação de receber todos vocês aqui”, concluiu.

O PNE é um plano decenal, com vigência de 2014 a 2024, que terá como base a aprovação do PEE até 2015, a elaboração, adequação e aprovação do PME (Plano Municipal de Educação). As discussões que permearam os encontros congregam diversos seguimentos da sociedade civil, com o intuito de discutir melhorias para a educação.

O Seminário

O Seminário Regional de elaboração do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (PEE-MS) tem a finalidade de discutir o Texto Base construído pela Comissão Organizadora e Colaboradores, etapa que antecede o Seminário Estadual do PEE-MS.

O evento terá caráter deliberativo, devendo discutir as metas e estratégias do PEE-MS em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei 10.035/2014, as quais serão encaminhadas para discussão e aprovação no Seminário Estadual.

Os objetivos do evento regional são: apresentar e aprovar o Regimento Interno de Seminário Regional do PEE-MS; discutir e deliberar sobre as Metas e Estratégias do Texto Base do PEE-MS nos Seminários Livres, no âmbito dos municípios (escolas, sindicatos etc.), e no Seminário Regional; incentivar a participação, mediante cadastro no Sistema de Inscrição para os Seminários Livres e Regionais no endereço: http://pee.sistemas.sed.ms.gov.br/Participantes/FichaInscricao.aspx; subsidiar a elaboração ou adequação do Plano Municipal de Educação; eleger delegados para participarem do Seminário Estadual do PEE-MS; registrar a relação dos delegados participantes do Seminário Regional e, posteriormente, os do Seminário Estadual; registrar no Sistema do Texto Base as metas e estratégias aprovadas nas Planárias das Oficinas e na Plenária Final do Seminário Regional