28/03/2019 - 09:31 - Atualizado em 28/03/2019 - 12:11

Evento premia mulheres destaques da sociedade paranaibense

Encerrando um calendário especial dedicado ao mês das mulheres, a Prefeitura Municipal de Paranaíba promoveu na terça-feira (26), em parceria com a Câmara Municipal, no plenário José Agi, uma homenagem a mulheres que são destaques na sociedade paranaibense. Entre as homenageadas haviam mulheres do passado e jovens da atualidade.

Ao todo foram homenageadas cerca de 60 personalidades paranaibenses, entre elas a delegada aposentada Cintya Rogéria Rodrigues Taiar, filha de Neif Taiar e Sidneya de Mello Rodrigues, natural de Presidente Prudente (SP), formada em Direito pela Instituição Toledo de Ensino, atual Faculdades Integradas Antônio Eufrazio de Toledo, no ano de 1988, em 1989 foi aprovada no concurso público para a carreira de Delegado de Polícia no Estado de Mato Grosso do Sul e 2004 passou a exercer a função de titular da Primeira Delegacia de Atendimento à Mulher de Paranaíba. Tendo a honra de criar e inaugurar a sede própria em novembro de 2005.

As escolas do município e Ceinfs (Centro de Educação Infantil), que levam nome de mulher, também tiveram representantes e foram homenageadas. “Todo dia é dia da mulher, temos conquistado nosso espaço e vamos conquistar cada dia mais”, explanou a primeira dama Solange Miziara durante pronunciamento.

Outro destaque homenageado foi Brasilina Rodrigues Nunes, a Dona Bitinha, famosa pela pensão, ela passou a hospedar pessoas depois de uma dificuldade financeira. A neta dela recebeu o certificado.

“Obrigada por nos permitir conhecer a história de várias mulheres que fazem parte da história de Paranaíba. Eu agradeço a cada um de vocês. Continuemos a luta por um despertar da consciência para a efetividade da igualdade e pelo progresso da mulher na sociedade”, disse a homenageada Rilker Dutra.

Quem também discursou no evento foi o prefeito Ronaldo Miziara, que parabenizou as mulheres pelas conquistas e disse se sentir feliz por estar com tantas personalidades da história paranaibense. “Parabéns a vocês mulheres, por fazerem a diferença na nossa sociedade, fico muito feliz por poder estar nesse evento com todas vocês”, pronunciou.

Além do prefeito, pronunciou ainda o presidente da câmara, Nelo José da Silva e a esposa Rosemeire Hipólito, o vice-prefeito Cesinha Leal e a secretaria de Administração, Janete Santos, discursou representando as mulheres.

A programação especial teve início dia 8 de março, na quadra da Praça da Iacal no bairro Industrial de Lourdes com roda de conversa. Além de palestras em parceria com todas as unidades de saúde, além de horário especial para atendimento de saúde com coleta de preventivo e exame de mamas. As servidoras do município também foram homenageadas em um café da manhã no Paço Municipal, Edu Queiroz Neves.