15/04/2019 - 09:27 - Atualizado em 15/04/2019 - 09:27

Voz será tema debatido em palestras nas escolas da rede municipal

O Dia Mundial da Voz é comemorado anualmente em 16 de abril

Voz será tema debatido em palestras nas escolas da rede municipal

Amanhã, 16 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Voz e para falar sobre a prevenção e cuidados o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) programou para o mês um calendário de palestras com os professores da rede pública de ensino. As palestras estão ministradas pela fonoaudióloga Katiuce Pamplona e pelo psicólogo Eronides de Souza.
“Um dos principais problemas da voz é o abuso, e no caso dos professores eles usam muito, por isso é necessário saber o que pode e o que não pode para manter a saúde vocal”, explica Katiuce.

O Dia Mundial da Voz é comemorado anualmente em 16 de abril.
A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz, ficando alerta às alterações da voz, que podem ser um sinal de doenças. O câncer de laringe é um exemplo preocupante de como a falta de importância com a voz pode se manifestar.
Profissionais que utilizam a sua voz diariamente (jornalistas, cantores, atores, e etc) podem estar mais atentos aos cuidados básicos com a saúde vocal, no entanto, o restante da população negligencia ou desconhece a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar para a sua qualidade de vida.

A primeira celebração em homenagem à voz surgiu no Brasil em 1999, porém só ganhou destaque mundial a partir de 2003, quando passou a ser comemorada nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Cuidados

Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas; beber bastante água e praticar exercícios físicos; não gritar em excesso nem em tom agudo; falar pausadamente; não fumar nem abusar de bebidas gasosas e dormir bem, além de comer maça faz muito bem para a "limpeza" das cordas vocais.