27/05/2019 - 09:14 - Atualizado em 27/05/2019 - 09:14

Campanha “Maio Amarelo” leva ações para escolas do município

Começou no dia 06 de maio a campanha “Maio Amarelo” de conscientização quanto altos índices de mortos e feridos no trânsito em Paranaíba. Durante todo o mês,  escolas municipais, através do Departamento Municipal de Trânsito, mobilizaram ações com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”.

O movimento é internacional e pretende ser um estímulo a todos os condutores (de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros) a optarem por um trânsito mais seguro e chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O laço amarelo é o símbolo do movimento. O Observatório Nacional de Segurança Viária desenvolveu o mote com uma proposta para que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que, com sua ingenuidade e inexperiência, tem uma percepção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.

A campanha teve inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Ou seja, o trânsito é feito de sentidos. Para utilizá-lo, é preciso entender todos eles. Uma seta no carro da frente indica para onde ele vai virar. Um pedestre com a mão estirada na faixa transmite o sentido de que ele quer efetuar a travessia.

Além de ações em escolas, foram realizadas blitz educativas em parceria com as forças de segurança.