Departamento de Comunicação
03/06/2019 - 11:05 - Atualizado em 03/06/2019 - 11:05


Município atinge meta e busca mais doses para liberar a população

Paranaíba conseguiu atingir 97,63% do público alvo

Município atinge meta e busca mais doses para liberar a população


Encerrou na sexta-feira (31) a campanha de vacinação contra a gripe em Paranaíba. O município, que tinha por objetivo vacinar 12.259 pessoas, conseguiu atingir 97,63% e bateu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. 

 


“Para nós é motivo de muita alegria e satisfação em saber que mais uma vez a população ouviu o chamamento do município e compareceu nas unidades para realizar a imunização, isso nos deixa tranquilos em relação a possíveis surtos”, assinala a secretária de Saúde, Débora Queiroz. 

 


Entre o público alvo, os com comorbidade ultrapassaram a meta, dos 2.198 esperados, compareceram 2.343, ou seja, a meta foi cumprida em mais de 100%. O mesmo aconteceu com as puéperas, o município esperava vacinar 66 mulheres, mas 76 foram imunizadas; de a mais que o esperado. 

 


Segundo Vânia Zangrossi, coordenadora de imunização do município, é comum os números acima da meta. “Embora venha um número definido de doses para aquele público ocorre de ter mais pessoas, nos casos de mudança de cidade, por exemplo”, disse.
Já as gestantes faltaram 11, eram esperadas 401 mulheres para serem imunizadas, mas apenas 390 receberam a vacina, mesmo assim o município ficou com 97% de cobertura.
Outro público alvo com faltosos foi os professores, das 705 doses destinadas, apenas 653 foram aplicadas, faltaram 653. No caso dos idosos faltaram 192, eram esperados 5.132, porém 4.934 foram imunizados.

 


A coordenadora explica que crianças e idosos sempre são as maiores preocupações por conta da vulnerabilidade. “É comum ver idosos e crianças com gripe e isso é por conta da vulnerabilidade ao vírus e este fator nos preocupa, pois as crianças não vão sozinhas aos postos e alguns idosos também precisam de auxílio, porém mais um ano conseguimos atingir a meta”, conta. 

 


O município esperava vacinar 2.832 crianças, no total a imunização atingiu 96% e cerca de 100 crianças não foram imunizadas.
Em relação a liberar a vacina para a população Débora explica que a pasta está em contato com a Secretaria do Estado de Saúde para definir o quantitativo que será possível liberar. “Como Paranaíba atingiu a meta de vacinação não temos doses sobrando para liberar ao público em geral, mas vou conversar com o secretário de Saúde do Estado e solicitar que envie vacinas para que possamos repassar a população”, explicou. Ainda não foi definido quantas doses o município receberá.


OUTRAS NOTÍCIAS: Saúde

07
Ago
2019