05/08/2014 - 21:05 - Atualizado em 22/06/2015 - 21:05

Paranaíba sedia Seminário Regional do Plano Estadual de Educação

A Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, promoverá, neste mês, o Seminário Regional do Plano Estadual de Educação, nas Fipar (Faculdades Integradas de Paranaíba). Uma comissão municipal foi instituída para acompanhar, gerenciar, organizar, coordenar e realizar o seminário regional. O objetivo é fazer uma revisão do plano com representantes de cidades da região.

Na ocasião, além da cidade sede, Paranaíba, estarão presentes profissionais da educação de Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Selvíria e Três Lagoas.

A previsão é de que o evento seja realizado na primeira quinzena de agosto, com vistas às definições de propostas e metas da educação para o Estado, alinhado ao Plano Nacional de Educação, o PNE, que traz 20 metas norteadoras para a educação do país.

Paranaíba é uma das cidades sedes que realizarão os seminários regionais. As discussões que permearão os encontros congregam diversos seguimentos da sociedade civil, com o intuito de discutir melhorias para a educação.

O Seminário Regional de elaboração do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (PEE-MS) tem a finalidade de discutir o Texto Base construído pela Comissão Organizadora e Colaboradores, etapa que antecede o Seminário Estadual do PEE-MS.

O evento terá caráter deliberativo, devendo discutir as metas e estratégias do PEE-MS em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei 10.035/2014, as quais serão encaminhadas para discussão e aprovação no Seminário Estadual.

Os objetivos do evento regional são: apresentar e aprovar o Regimento Interno de Seminário Regional do PEE-MS; discutir e deliberar sobre as Metas e Estratégias do Texto Base do PEE-MS nos Seminários Livres, no âmbito dos municípios (escolas, sindicatos etc.), e no Seminário Regional; incentivar a participação, mediante cadastro no Sistema de Inscrição para os Seminários Livres e Regionais no endereço: http://pee.sistemas.sed.ms.gov.br/Participantes/FichaInscricao.aspx; subsidiar a elaboração ou adequação do Plano Municipal de Educação; eleger delegados para participarem do Seminário Estadual do PEE-MS; registrar a relação dos delegados participantes do Seminário Regional e, posteriormente, os do Seminário Estadual; registrar no Sistema do Texto Base as metas e estratégias aprovadas nas Planárias das Oficinas e na Plenária Final do Seminário Regional.