19/06/2015 - 10:13 - Atualizado em 28/06/2015 - 23:37

Pequenos produtores recebem incentivos para aumentar produção

A importância dos pequenos produtores do município tem sido muito reconhecida pela Prefeitura de Paranaíba. Por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, muitos serviços estão sendo feitos a fim de incentivar a produção e dar amparo àqueles que estão começando. Da assistência à orientação, por meio da Agraer, a secretaria tem amparado em inúmeros serviços visando diminuir os custos da produção.

No cultivo há anos, Silvio César Alves Vital é um dos produtores que foram amparados pelo município, em relação a incentivos. Hoje, Silvio conta com irrigação de milho, plantio de abóbora cabotian, além de trabalhar com piscicultura. Em entrevista, ele explicou no que o apoio tem sido importante.

“Ajudou muito. Primeiro, a construir um tanque, depois a fazer curva de nível, além disso, cedeu trator para gradear a terra e tem dado todo apoio que nós precisamos. Sempre fui atendido, graças a Deus não tenho do que reclamar e só tenho a agradecer porque através disso tenho desenvolvido meu serviço”, elogiou.

Novo no ramo de piscicultura, Silvio espera crescer no ramo e para isso tem contado com o apoio do município. “Ainda sou novo na piscicultura, tenho tambacu, patinga, estou me especializando na tilápia, para atender a agricultura familiar. Creio que ano que vem estarei pronto”, disse.

Apoio semelhante tem recebido José Aparecido Gomes Xavier. Com uma enorme variedade em sua plantação, Xavier agradeceu o apoio e falou sobre o que está produzindo. “A gente está plantando tomate, quiabo, mandioca, pepino, abobrinha, melancia. Recebemos apoio da agricultura, está sempre ajudando, gradeou a terra pra nós, furaram tanque. Agora só falta energia elétrica pra gente produzir bastante”, frisou.

Para o secretário de Agricultura e Pecuária, Jalmir Batista Modesto, o apoio da Prefeitura aos produtores tem sido constante, embora as limitações. “A demanda é grande, a estrutura é pequena, mas apesar desses fatores a gente tem incentivado e dado suporte ao pequeno produtor da agricultura familiar, piscicultura, hortifrutigranjeiros. Tudo isso para que ele possa aumentar sua produção e vim a fornecer ao nosso comércio local”, frisou Jalmir.

De acordo com o secretário, os produtores interessados devem procurar a Secretaria, para que possam fazer a análise e auxiliar o produtor no que for possível. “A gente procura a parte técnica da Agraer, que está de pronto atendimento, para orientar na manutenção desse plantio. Temos trator para tombar e gradear terra, caminhão para serviço de transporte, tanto de ração, quanto de insumos - tudo para que o produtor tenha menor custo de produção e venha a faturar mais”, concluiu.