19/06/2015 - 08:17 - Atualizado em 02/07/2015 - 10:29

Caravana da Sade estar em Paranaba a partir do dia 29 de junho

As populaes de Paranaba e regio recebero em breve um grande apoio no que se refere sade.

Caravana da Sade estar em Paranaba a partir do dia 29 de junho

As populações de Paranaíba e região receberão em breve um grande apoio no que se refere à saúde. A quarta etapa da Caravana da Saúde, promovida pelo Governo do Estado, estará no município a partir do próximo dia 29 e ficará até o dia 5 de julho, com o “dia D” marcado para 4 de julho (sábado), data onde a maioria dos procedimentos será feita aos munícipes locais e da micro-região que engloba: Cassilândia, Aparecida do Taboado, Inocência, Chapadão do Sul.

Do dia 29 ao dia 5 de julho a atenção especial será à parte oftalmológica, relacionado a problemas na visão, nos olhos. Serão feitas consultas, exames e cirurgias durante este período. Já em 4 de julho, o dia D, 14 carretas da Caravana estarão em Paranaíba, na avenida da UEMS e Espelho D’água (avenida Vereador João Rodrigues de Mello), para proceder com exames de tomografia, ressonância, ultrassonografia; cirurgias gerais, ortopédicas, até média complexidade e cirurgia ginecológica.

Haverá ainda uma carreta do hospital do câncer, onde será realizado exame de câncer de próstata, além de exames preventivos e pequenas cirurgias de pele. Dois furgões com consultório móvel com dentistas farão tratamento dentário à população. Além disso, vários atendimentos serão feitos, especialidades ambulatoriais nas áreas de: cardiologia, ortopedia, otorrino, vascular, neurologia, psiquiatria e endocrinologia.

O trabalho não se restringirá somente à saúde, serão promovidos também alguns outros serviços sociais como: reconhecimento de união estável, divórcios consensuais, RG e mais alguns procedimentos a serem confirmados, por meio de parceria com Defensoria Pública e Tribunal de Justiça.

No último domingo, o prefeito de Paranaíba, esteve na terceira etapa da Caravana da Saúde em Três Lagoas, junto ao governador Reinaldo Azambuja. ele enalteceu o trabalho da Caravana e ressaltou a importância dela no estado. “É um grande trabalho promovido pelo governo e que com certeza desafogará o Estado, possibilitando que pessoas saiam de longas filas de espera por um cirurgia, ou procedimento. Paranaíba receberá de braços abertos essa grande iniciativa”, disse o prefeito.

Convênios

No evento, em Três Lagoas, foram assinados acordos de cooperação entre Governo do Estado, Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Contas.

Com o MPE, o objeto do convênio é a mútua cooperação para viabilizar ações de orientação jurídica para garantir o exercício dos direitos sociais e constitucionais “bem como a segurança, liberdade, bem estar, desenvolvimento, igualdade social e a justiça, lutando pelos direitos dos cidadãos, da criança e do adolescente, do idoso, do consumidor, do aposentado, do incapaz, da família, do trabalhador”.

O Tribunal de Contas doou uma ambulância ao Estado que será usada para o transporte de pacientes em todas as etapas da Caravana.

Fotos: Jéssica Barbosa – Assessoria Governo