12/06/2015 - 09:35 - Atualizado em 02/07/2015 - 10:29

Direitos da pessoa com deficiência são discutidos em conferência municipal

A Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comude), promoveu, na quinta-feira (11), a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, sob o tema "Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: transversalidade como radicalidade dos direitos humanos". O evento foi realizado no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

A programação foi composta por: leitura e aprovação do regimento interno; apresentação cultural dos alunos da CEP/APAE; palestra com o tema da conferência; palestra "Identidade de gênero, raça e diversidade sexual e geracional"; palestra "Órgãos gestores e de instâncias de participação social; palestra "A interação entre os poderes federados"; elaboração das propostas de cada eixo; e eleição dos delegados.

Estiveram presentes o prefeito; a secretária de Assistência Social, Leopoldina Corrêa Garcia dos Reis Gasperini (Dininha); a secretária de Educação, Maria Eugênia Alves de Assis; a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Pricila Garcia de Sá; vereadores; representantes de entidades municipais e estaduais; e sociedade em geral.

O Prefeito falou sobre a importância de incentivar essas iniciativas. "São nas conferências que os temas que não podem ser esquecidos são debatidos. Uma pessoa com deficiência bem orientada tem sua deficiência reduzida e é esse nosso trabalho, o de inserção social. Parabenizo a todos que colaboraram na realização dessa conferência".

A secretária de Assistência Social, Dininha, destacou o papel de cada um na sociedade. "Temos que pensar o que temos feito pelo nosso município e o que podemos propor para vir ao encontro das nossas necessidades. Por isso, precisamos debater, dialogar e sugerir novas políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Queremos a inclusão, a participação ativa dessas pessoas".

As propostas elaboradas durante a conferência serão encaminhadas para a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência que será realizada no dia 26 de setembro de 2015.