06/05/2015 - 11:24 - Atualizado em 02/07/2015 - 10:34

Banda Municipal reativada pela Secretaria de Cultura

O ensaio dos alunos est sendo intenso, de segunda a sexta-feira, a partir das 15 horas, eles se encontram na escola Major Francisco Faustino Dias, para aperfeioarem as habilidades.

Banda Municipal  reativada pela Secretaria de Cultura

A música voltou a ditar o ritmo da vida de crianças paranaibenses. Quinze delas já estão sendo ensaiadas pelo instrutor Saulo de Jesus, compondo a Banda Municipal “Cláudia Robalinho”, popularizada como ‘fanfarra’, mas denominada oficialmente como ‘banda’ por diferenciação de instrumentos – já que esta é composta por maior variedade.

A nova banda já tem até previsão para estrear, será no dia 4 de julho, aniversário de 158 anos de emancipação política de Paranaíba. A secretária de Cultura, Ruth Marcela de Souza Ferreira, contou que a iniciativa de resgatar a música é desejo antigo do prefeito.

“Umas das primeiras ações da Secretaria de Cultura foi restabelecer a banda municipal, que estava há algum tempo desativada, cerca de dois a três anos. O processo licitatório para a contratação do instrutor ocorreu dia 28 de abril e as atividades já iniciaram desde então”, contou Ruth.

O ensaio dos alunos está sendo intenso, de segunda a sexta-feira, a partir das 15 horas, eles se encontram na escola Major Francisco Faustino Dias, para aperfeiçoarem as habilidades. Para a execução dos trabalhos, instrumentos foram reparados e outros serão adquiridos para o uso e também para manutenção. A secretária Ruth Marcela, avaliou positivamente a volta da banda.

“Importância é inconteste. Todos os dias cerca de 30 crianças que são selecionadas pelo instrutor, têm atividades musicais profundas e para isso precisa conhecimento teórico e você fica afinadíssimo naquele instrumento. Segunda vantagem é que a banda tem um aspecto cultural profundo, como musicalidade, expressão. Então é muito bonito, tradicional e isso fortalece nossa cultura”, disse.

Após acompanhar os trabalhos, a secretária foi informada que dentro de duas ou três semanas a primeira música já estará sendo executada. “O instrutor acredita que já vamos iniciar algumas músicas mais simples e dia 4 de julho a intenção é executar o nosso hino nacional”, finalizou.

Dias das mães

A manhã desta sexta-feira foi de comemoração no Paço Municipal. A Secretaria de Cultura organizou uma belíssima apresentação com os alunos de flauta da professora Vera Gonsales, em comemoração ao dia das mães, que ocorre neste domingo. Ouvimos músicas do coral, como “mãe” de Rick  e Renner, a música “fico assim sem você, de Claudinho e Buchecha e Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.