01/07/2015 - 10:20 - Atualizado em 01/07/2015 - 10:37

Caravana da Saúde inicia atendimentos em Paranaíba

Caravana da Saúde inicia atendimentos em Paranaíba

A quarta etapa da Caravana da Saúde teve início ontem (30) em Paranaíba, nas proximidades do Espelho D’água I. As primeiras cirurgias tiveram início na segunda - feira (29) na Santa Casa de Misericórdia, no primeiro dia foram realizados dez procedimentos cirúrgicos. A expectativa é que sejam sanadas as filas de espera para procedimentos eletivos no município.

Os atendimentos irão beneficiar  além dos moradores do município também  cidades da micro região de Paranaíba; Aparecida do Taboado, Inocência, Cassilândia. também serão atendidos municípios fora da  micro região como:, Chapadão do sul, Costa Rica e Brasilândia, nas especialidade de oftalmologia.

O dia 4, sábado, ocorrerá o dia D. A população de Paranaíba, que comemora os 158 anos da cidade, ganha de presente junto à região, diversos atendimentos também gratuitos em várias especialidades.

Haverá ainda uma carreta do hospital do câncer, onde será realizado exame de câncer de próstata, além de exames preventivos e pequenas cirurgias de pele. Dois furgões com consultório móvel com dentistas farão tratamento dentário à população. Além disso, vários atendimentos serão feitos, especialidades ambulatoriais nas áreas de: cardiologia, ortopedia, otorrino, vascular, neurologia, psiquiatria, endocrinologia, gastroenterologia e dermatologia.

O evento vem para sanar problemas de atendimento à população e faz parte de uma das etapas da busca pela descentralização do atendimento público de saúde do estado de acordo com o Secretário Estadual de Saúde Nelson Tavares . "A solução, o encaminhamento nosso passa pela regionalização, então estamos atendendo aqui em Paranaíba, mas recebendo todos os municípios da região", enfatizou o secretário.

Em reunião no gabinete da Prefeitura Municipal, Nelson afirmou que a Caravana da Saúde é apenas um dos passos do governo do estado para trazer a regionalização da saúde, evitando que pacientes tenham que deslocar para conseguir atendimento especializado.  Também serão repassados equipamentos para a Santa Casa de Misericórdia, além de negociação para o aumento do repasse a instituição.

O Secretário  parabenizou o município pelo forte apoio ao hospital que realiza atendimento para toda a região.