Departamento de Comunicação
18/09/2019 - 12:05 - Atualizado em 18/09/2019 - 12:05


Cras promove aes de preveno ao suicdio

Cras promove aes de preveno ao suicdio


Com objetivo de promover ações em alusão ao “Setembro Amarelo” às duas unidades do Cras (Centros de Referência de Assistência Social), de Paranaíba, em parceria com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) vão promover rodas de conversa sobre saúde mental.

 

 

Os encontros para debater o tema acontece na quinta-feira (19) às 8h no Cras de Lourdes, na avenida Rio de Janeiro e no Cras América, que fica na avenida Quedú Leal, na terça-feira (24), às 8h.

 

 

As ações seguem dia 25 com as gestantes de ambos os Cras e dia 30 com o grupo de idosos e mulheres. 

 

 

A campanha objetiva refletir e dialogar sobre o assunto, tendo em vista que, de acordo com dados estatísticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), 800 mil pessoas por ano morrem por suicídio no mundo e um número ainda maior de indivíduos tenta o suicídio, sendo este uma tragédia que impacta famílias, comunidades e países inteiros, com efeitos devastadores sobre as pessoas afetadas.

 

 

O mês escolhido para a campanha faz alusão a trágica história de Mike Emme, um jovem americano de 17 anos que tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo — daí o nome “Setembro Amarelo”. 

 

 

O suicídio é um fenômeno complexo que envolve múltiplas causas, e embora tenha os transtornos mentais (em especial a depressão e o abuso de álcool) como principais fatores de risco, também pode ser desencadeado por momentos de crise (tais como problemas financeiros, términos de relacionamento ou dores crônicas e doenças), enfrentamento de conflitos e violências, perdas e isolamento social.

 

 

Além disso, alguns grupos vulneráveis também podem estar mais sujeitos ao suicídio, pela discriminação e violência do qual são vítimas. São esses: refugiados e migrantes; indígenas; lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais (LGBTI).


OUTRAS NOTÍCIAS: Assistência Social

18
Set
2019
11
Set
2019