05/06/2020 - 10:10 - Atualizado em 05/06/2020 - 10:10

'Temos muito o que comemorar', enfatiza prefeito no dia do Meio Ambiente

Aterro sanitário, coleta seletiva e barreira ecológica para limpeza de córrego são destaque

'Temos muito o que comemorar', enfatiza prefeito no dia do Meio Ambiente

Cuidar do meio em que vivemos é uma obrigação de todos, e para isso foi instituído o dia 05 de junho, como dia internacional do Meio Ambiente. Epara conscientizar esta necessidade, a Secretaria de Meio Ambiente, realizará uma série de atividades alusivas ao dia.

A primeira fase das comemorações foi a finalização de um projeto de retenção do lixo jogado no córrego Fazendinha, através de um sistema de boias feitas com galões e redes. A iniciativa faz parte de uma ação da secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil do município, junto aos alunos do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Wanderlan Alves Freitas”.

O Secretário de Obras e Meio Ambiente, Túlio Botelho, afirmou que o projeto além de beneficiar o córrego que será Limpo, trouxe aos alunos uma nova perspectiva sobre a necessidade de cuidar. Ele salientou ainda a parceria com o setor privado no cuidado com a restauração do córrego Fazendinha. “Essa parceria é muito importante para nós, pois, esse projeto vai preparar essas crianças como cidadãos conscientes da necessidade de cuidar do meio ambiente, além da parceria com a Trevo Tambores, do Alzenir Filisberto que nos doou os galões para a construção da barreira ecológica, ver as pessoas engajadas em restaurar nossos córregos é muito importante para nós”, salientou o secretário.

A iniciativa de conscientização também distribuirá mudas de árvores nativas, que serão usadas para o reflorestamento do município. Parte será distribuída na Praça da República, e as demais foram entregues no Sindicato Rural, ainda ocorreu panfletagem sobre a coleta seletiva.

O prefeito Ronaldo pontuou que além das iniciativas de comemoração ao dia do Meio Ambiente o município avançou em outros setores que compreendem o cuidado com a terra, como a construção do aterro sanitário do município e a implantação da coleta seletiva, além do ICMS Ecológico.

“Hoje temos o que comemorar, não só por essa iniciativa  de fortalecer o reflorestamento do município que estamos realizando na praça e a barreira ecológica no fazendinha, mas também por outras que implementamos ao longo do tempo, como a coleta seletiva, que ajuda a Coorepa na reciclagem e gera renda, temos também a construção do aterro sanitário, que evita que o lixo gerado na cidade cause danos ambientais e venha a prejudicar a vida da população, são muitas vitórias que conseguimos neste setor e que sempre foram relegadas”, finalizou Ronaldo.