24/07/2020 - 10:46 - Atualizado em 24/07/2020 - 11:05

Secretaria de Finanças emite nota sobre arrecadação do primeiro semestre

Previsão é que segundo semestre tenha arrecadação maior

Secretaria de Finanças emite nota sobre arrecadação do primeiro semestre

Secretário de Finanças e Planejamento de Paranaíba Julio César Cabreira publica nota técnica para dar mais transparência e entendimento da arrecadação do município no primeiro semestre de 2020, evitando conclusão errônea que podemos dar aos números absolutos.

A Prefeitura de Paranaíba arrecadou 18,5% a mais no primeiro semestre deste ano que no mesmo período do ano passado. Este cálculo não considera a inflação no período.

De janeiro a junho de 2020, o Executivo recebeu R$ 73 milhões. Em 2019, no mesmo período, R$ 66,5 milhões. Segundo o Secretário de Finanças e Planejamento, o resultado visto deste modo é maravilhoso, já que havia previsão de queda nas receitas devido à pandemia do novo coronavírus.

Mas segundo Cabreira, o motivo que justifica este aumento de arrecadação foi o auxilio financeiro que a união e o estado repassou ao município através dos programas de enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19).

Devido à pandemia, Paranaiba recebeu no primeiro semestre ao menos R$ 8,2 milhões de transferências dos governos federal e estadual para o combate ao coronavírus e outras despesas relativas, o que ajudou e muito o caixa do município.

Os meses de março, abril, maio e junho tiveram a arrecadação dos recursos próprios menores, se comparados com o mesmo período de 2019, conforme mostra o gráfico de comparativo – recursos próprios na nota técnica abaixo.

Do total previsto de arrecadação para o ano de 2020, que é de R$ 156 milhões sem levar em conta os repasses para o enfrentamento do COVID-19, 41,5% chegaram no primeiro semestre, enquanto que no mesmo período no ano de 2019 tínhamos arrecadado 50%.

Devido à pandemia, a Prefeitura de Paranaíba deixou para lançar o IPTU/2020 neste segundo semestre. Essa situação faz o município avaliar que o segundo semestre não deverá ser tão ruim para o caixa do Executivo quanto foi no primeiro semestre.

A Secretaria de Finanças e Planejamento orienta que todas as informações expostas estão no portal de transparência, com maiores detalhes quanto as suas receitas e despesas, e expõe sua segunda nota técnica através do link abaixo.

Nota Tecnica