28/01/2021 - 10:25 - Atualizado em 28/01/2021 - 14:36

Comissão decide datas para volta às aulas no município de Paranaíba

A Prefeitura de Paranaíba criou uma Comissão Municipal de Gerenciamento do Protocolo de Retorno às Aulas para definir e gerenciar a volta às aulas do ano de 2021.  Na tarde de quarta-feira, 27, os membros reuniram-se na ACIP (Associação Comercial e Industrial de Paranaíba) e decidiram as datas e procedimentos neste período de pandemia da COVID-19.

Durante a audiência, depois dos membros apresentarem seus entendimentos sobre a importância e os cuidados com os procedimentos que devem ser adotados pelas instituições de ensino, ficou decidido que a rede privada retornará no dia 1º de fevereiro com aulas hibridas (ensino remoto e presencial), com as turmas da Educação Infantil, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio e a partir do dia 22 de fevereiro, não tendo ocorrido nenhum imprevisto, as demais turmas também regressarão de forma hibrida.

A Rede Municipal de Ensino iniciará as aulas no dia 8 de fevereiro de forma remota, ou seja, os alunos terão suas atividades online. Já as aulas de forma hibrida para assegurar o cumprimento dos protocolos estão previstas  para o dia no dia 1º de março.  A secretária de Educação Simone Almeida da Silva e o diretor do Departamento de Administração da Educação, Douglas Gonçalves da Silva, explicaram que a diferença de tempo é necessária para que as escolas se organizem e garantam a segurança de todos, no cumprimento do protocolo de biossegurança, que prioriza entre outras coisas, o distanciamento de 1,5 metros entre as carteiras.

Sobre as aulas nas escolas da Rede Estadual, a Comissão entendeu que seria apropriado para a comunidade paranaibense que houvesse uma integração, porém a decisão cabe à Secretaria de Estado de Educação.

A Comissão Municipal de Gerenciamento do Protocolo de Retorno às Aulas tem os seguintes membros: Diretor do Departamento de Administração da Educação, Douglas Gonçalves da Silva; Secretário Municipal de Saúde; Amauri Mariano; Janeth Alves Munhoz, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretária Municipal de Administração, Adailda Lopes de Oliveira; Profº Júlio Carlos da Silva; representante das Trabalhadores das escolas privadas; Laurenice Fátima Coutinho de Carvalho, representante dos profissionais e trabalhadores da educação; Giane Gonsales Machado da Vigilância Sanitária, Lindomarcia Lindiane de Freitas do Conselho Titular; e Drª Juliana Nonato, representando a Promotoria/Infância e Juventude.

A reunião também contou com a participação do Procurador Jurídico do Município, Drº Marcelo Facin e da coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Carla Patrícia Eugênia.

Os membros da Comissão acompanharão o retorno das aulas na rede privada, no dia 1º de fevereiro, às 9h30, no Objetivo e na Caminho, para avaliar a funcionalidade da execução do protocolo de biossegurança.

O próximo encontro da Comissão Municipal de Gerenciamento do Protocolo de Retorno às Aulas ocorrerá no dia 22 de fevereiro, às 14h. O local ainda será definido.

LUANA CHAVES

foto: ANTONIO AGOSTINI