18/02/2021 - 13:33 - Atualizado em 18/02/2021 - 13:33

Secretaria Municipal de Educação capacita rede de ensino por meio da Formação Continuada

Atualmente, a informação e o conhecimento podem ser compartilhados com muita rapidez (quase que instantaneamente), portanto, manter-se atualizado é um requisito indispensável para qualquer profissional. Porém, é importante notar que a informação se torna conhecimento de fato apenas quando está conectada em um certo sentido. Isso significa que cabe à escola decidir se deseja cultivar o conhecimento dos alunos, porque, por exemplo, os livros e a Internet apenas fornecem informações em primeiro lugar. A formação continuada pode ajudar muito nesse processo, pois pode ajudar os professores a melhorar gradativamente suas práticas de ensino, apoiando os alunos na construção de conhecimento, não apenas no acúmulo de informações.

A Secretaria de Educação, Simone Almeida da Silva falou da importância da formação continuada. “Hoje, a formação dos professores é entendida como um processo contínuo que visa aprimorar os conhecimentos necessários à atuação dos educadores. É realizado após a formação inicial e visa garantir que os alunos recebam uma educação de qualidade cada vez mais elevada”, concluiu.

Os educadores devem estar mais atualizados do que nunca e receber informações suficientes, não apenas sobre fatos e acontecimentos, mas principalmente sobre o desenvolvimento da prática docente e as novas tendências educacionais. A formação continuada contribui muito para esse processo, pois permite aos educadores aumentarem os conhecimentos que podem produzir mudanças e impactar no ambiente profissional e escolar. Por meio da educação permanente, o processo de aprendizagem e desenvolvimento do professor é constante e penetra no cotidiano da sala de aula. Dessa forma, o educador tem a oportunidade de refletir e aprimorar suas práticas pedagógicas e de promover a iniciativa dos alunos, potencializando o processo de ensino.

Quando o professor buscar a melhoria, ele vai abrir espaço para novas práticas educativas, que ressignificam o espaço escolar. Educadores que buscam o desenvolvimento contínuo de habilidades desenvolverão, por exemplo: Use um método de ensino em sala de aula mais dinâmico ao disseminar o conteúdo da disciplina; deixe os alunos participarem mais das atividades de aprendizagem; é mais fácil encontrar dificuldades de aprendizagem e desenvolver novas estratégias para superá-las. Portanto, práticas de sala de aula desatualizadas que são caracterizadas por uma linguagem diferente da dos alunos serão reconsideradas. Desta forma, a dinâmica das aulas é melhorada e a participação dos alunos e a motivação para a aprendizagem também são melhoradas.

A formação continuada deve ser considerada uma grande aliada dos educadores, pois contribui para o desenvolvimento contínuo do trabalho docente. Isso porque facilita a criação de um novo ambiente de aprendizagem e dá um novo significado à prática docente. Com o rápido desenvolvimento do mundo e a tecnologia desempenhando um papel cada vez mais importante no processo de aprendizagem, a formação de professores também acompanha esse desenvolvimento, por exemplo, por meio de cursos de educação continuada online.

Na sexta-feira, dia 05 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação realizou virtualmente a 1ª Atividade Pedagógica.

O evento foi oferecido aos Técnicos da Secretaria, Diretores, Diretores Adjuntos, Coordenadores Pedagógicos e Professores da Rede Municipal de Ensino.

Para essa ocasião que marcou o início do ano escolar, no primeiro momento em parceria da UNINA, palestrou a Professora Mestre em Educação Especial (UFSCAR/SP), Psicopedagoga e consultora - Wania Boer que abordou o tema: Pandemia: angústia e ressignificação.

No segundo momento houve a palestra: Ensino remoto em tempo de pandemia que foi proferida pelo Doutor em Engenharia Elétrica e Computação (UNESP/SP), professor e orientador no programa de Pós- graduação (mestrado e doutorado) em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro/SP, Marcos Vinícius Maltempi.

Os discursos apresentados pelos palestrantes foram de extrema importância para abrir caminhos e acrescentar ainda mais às experiências vividas pela rede de ensino neste tempo de aulas remotas.

Otávio Armando

DECOM