10/03/2021 - 10:52 - Atualizado em 10/03/2021 - 11:24

Escola Major desenvolveu projeto de empoderamento feminino no Dia da Mulher

No dia 8 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Escola Municipal “Major Francisco Faustino Dias”, com a participação da equipe gestora, professores e demais funcionários, preparou o projeto Passarela da Mulher Mais Linda do Mundo”, com o objetivo de fazer o empoderamento feminino.

A homenagem foi idealizada e coordenada pelas professoras de Arte, Vera Lúcia Gonsales e Vera Lúcia Xavier e contou com o auxílio do produtor artístico Guido Júnior. O corredor de entrada da escola foi enfeitado com um arco de bexigas, corações de papel e um cartaz escrito “Feliz Dia das Mulheres”, pela passarela as mulheres andavam recebendo elogios e aplausos até um armário onde estava o recado “Abra e conheça a mulher mais linda do mundo”, ao abrir se deparavam com um espelho e abaixo a palavra “Você”.

“O resultado da ação foi surpreendente por despertar, no íntimo dessas mulheres maravilhosas, valores e virtudes refletidas em sua própria imagem refletida de forma inesperada”, contaram os idealizadores.

Mulheres da comunidade escolar participaram do projeto. A organização agradeceu a participação de todas, e principalmente da Secretária Municipal de Educação, Simone Almeida da Silva, e da Chefe de Gabinete, Jane Paula, que não mediram esforços para vivenciar a experiência com a comunidade escolar.

A professora Aparecida Lacerda afirmou que despertou nela o sentimento de valorização. "Quando eu entrei por aquele portão eu me senti valorizada, feliz, reconhecida e especial, principalmente, que é uma coisa que ultimamente a gente não anda se sentindo. Às vezes a mulher se sente desvalorizada e hoje eles me provaram que não: que nós somos fortes e somos guerreiras”, falou.

A Chefe de Gabinete, Jane Paula, também declarou sua experiência com o projeto. “No momento em que eu me vi diante do espelho, passou um filme na minha cabeça, de todos as conquistas que tive na vida, de grandes dificuldades para se chegar onde estou; isso foi muito valoroso e proveitoso. É importante saber que a mulher tem garra, tem firmeza, determinação, exerce vários papeis no dia a dia da sua casa, como mãe, avó, esposa. Rogo a Deus todos os momentos para que as ilumine, dê saúde, paciência e perseverança", declarou.

A secretária de Educação, Simone Almeida da Silva elogiou o projeto e declarou o impacto sentido ao se ver no espelho. "A gente não tem o hábito de se olhar, de se perceber. A gente assusta, mas serve para refletir que precisamos dedicar momentos do nosso dia para nos olhar e ver o quanto somos importantes. E esse sentimento de valorização tem que partir da gente mesmo, que somos mães, esposas, trabalhadoras. Esse momento é muito importante. Parabéns a toda equipe pela linda passarela”.

Luana Chaves

DECOM