13/04/2021 - 11:48 - Atualizado em 13/04/2021 - 12:07

Aulas remotas: Devolutivas de atividades é importante para o processo ensino aprendizagem

Estamos chegando ao fim do primeiro bimestre. A Secretaria Municipal de Educação destacou a importância das devolutivas de atividades das crianças matriculadas na rede municipal de ensino durante o período de pandemia da COVID, em que elas estudam de forma remota, com aulas feitas fora do âmbito da escola.

Segundo a secretária de Educação, Simone Almeida Silva, foi criado um cronograma para facilitar a rotina escolar dos alunos e as escolas estão preparadas para dar suporte às famílias de forma virtual tendo como recurso grupos de whatsapp, onde estão inseridos os professores e os responsáveis do estudante.

O planejamento do professor, destacou ela, depende da devolutiva dos alunos. “É imprescindível a participação dos alunos nas atividades, assistindo os vídeos dos professores, participando das aulas virtuais e executando as atividades, sejam elas impressas ou por envio de vídeos, falas e demonstração do que foi solicitado. A devolutiva é importante para o professor saber se o aluno aprendeu o que é foi passado”, ressaltou Simone.

O cronograma foi estabelecido para tornar a rotina do aluno menos exaustiva. “Quando o aluno assiste aos vídeos fica mais fácil para fazer as atividades; a família só tem que acompanhar a execução e devolver em vídeo ou foto. A partir daí os professores avaliarão, por isso o processo de ensino aprendizagem precisa da participação do aluno e da família”.

Todas as escolas estão empenhadas na entrega de atividades. Elas ocorrem de acordo com a realidade de cada unidade. A comunidade escolar faz a entrega das atividades mensais e devem ser executadas no dia apontado pelo professor, pois a participação equivale à presença.

A rede municipal de ensino atende alunos da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental. “Quando há essa cooperação entre família e escola o sucesso na aprendizagem do aluno se torna possível e mais fácil”, finalizou.

Luana Chaves

FOTOS: Divulgação