Departamento de Comunicação
30/04/2015 - 07:58 - Atualizado em 02/07/2015 - 10:35


Conferência discute direitos e melhorias para os idosos

Nesta perspectiva, protagonismo é o processo de protagonizar, de ser o protagonista, o figurante principal de uma apresentação.

Conferência discute direitos e melhorias para os idosos


A Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso, realizou, na última quarta-feira (29), a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa idosa, que teve como tema "Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de Todas as Idades. O encontro aconteceu no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

 

Nesta perspectiva, protagonismo é o processo de protagonizar, de ser o protagonista, o figurante principal de uma apresentação. E empoderamento significa uma ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões e de consciência dos direitos sociais.

 

O objetivo da conferência foi discutir as propostas para implantar políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, bem como sensibilizar as instituições, a sociedade e os próprios idosos sobre a importância da sua participação ativa no meio social.

 

Inicialmente, foram apresentados, para os presentes, os trabalhos desenvolvidos nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e no Conselho Tutelar. Após este primeiro momento, os participantes se reuniram e elaboraram as propostas para ser enviadas à Conferência Estadual.

 

O prefeito de Paranaíba esteve no evento e falou a respeito da importância em valorizar o idoso. "Quando chegamos aos 60 anos começamos a ver a vida de uma forma diferente, é uma felicidade com outro gosto. Tudo o que pudermos, faremos pelos idosos, que tanto contribuíram com nosso município".

 

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Adma Aparecida da Costa, agradeceu a presença de todos e destacou a relevância em participar do evento. "Daqui sairão propostas que são de interesse coletivo, o qual deve estar acima dos interesses pessoais. Os idosos são fonte de conhecimento, vivência, por isso precisamos trabalhar por seus direitos", finalizou.


OUTRAS NOTÍCIAS: Assistência Social

11
Set
2019
14
Ago
2019
07
Ago
2019