21/07/2014 - 08:23 - Atualizado em 31/07/2015 - 08:23

Paranaba representada em reunio com o Sebrae em Campo Grande

Objetivo foi promover o encontro dos agentes de desenvolvimento mais atuantes do estado, a fim de discutir a implantao da Redesim

Paranaba  representada em reunio com o Sebrae em Campo Grande

Como representante de Paranaíba, a agente de desenvolvimento do município e diretora de departamento da Secretaria de Indústria e Comércio, Iaponira Fernandes Beserra, esteve, na última quinta-feira (17), em Campo Grande, para um Seminário do Sebrae. Dos 79 municípios que compõem Mato Grosso do Sul, 22 foram selecionados para participar desse encontro.

De acordo com Iaponira, o critério de seleção foi baseado no desempenho dos agentes de desenvolvimento em seus respectivos municípios. “Os agentes mais atuantes foram selecionados para participar dessa reunião que teve o objetivo de discutir a implantação da Redesim”, disse Iaponira.

Ela ressaltou ainda que haverá outros encontros e que a próxima etapa será a visita dos profissionais da Redesim aos municípios selecionados.

Redesim

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, Redesim, é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

Esse sistema fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet. Com a Redesim, os usuários também poderão obter informações e orientações pela internet ou de forma presencial, a exemplo do acesso a dados de registro ou inscrição, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas.

No módulo de orientação, o cidadão terá esclarecidas suas dúvidas em relação à possibilidade do registro ou inscrição do negócio pesquisado e também sobre a documentação exigida em cada localidade. A Redesim prevê pesquisas prévias à constituição ou alteração de empresas, as quais deverão ser suficientes para que o usuário seja informado da possibilidade da atividade no local escolhido pelos órgãos e entidades competentes.

A Redesim é administrada por um Comitê Gestor, composto por órgãos e entidades do governo federal, estadual e municipal, responsáveis pelo processo de registro e legalização dos empresários, sociedades empresárias e sociedades simples.