26/06/2014 - 09:10 - Atualizado em 03/08/2015 - 08:06

Secretaria de educação divulga projeto de educação alimentar

A Prefeitura de Paranaíba, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura, realiza, no próximo sábado (28), das 8h às 10h, a divulgação do PEHEG (Projeto Educando com Horta Escolar e Gastronomia, na Praça da República. Na ocasião, folhetos informativos serão distribuídos para a população, assim como explicações sobre as atividades que compõem o programa.

O intuito do projeto, lançado no final do ano passado em Paranaíba, é incentivar uma alimentação balanceada, baseada em nutrientes. Para isso, ações estão sendo desenvolvidas nas escolas municipais, a fim de que os alunos aprendam que a base de uma vida saudável está na alimentação.

A iniciativa, fruto da parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), tem como objetivo a formação de agentes envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A ideia é formar profissionais capazes de promover hábitos alimentares saudáveis e educação ambiental dentro das escolas a partir da horta escolar e da gastronomia.

O projeto

O PEHEG é um projeto nacional que conta com a participação de 300 municípios das cinco regiões brasileiras. A meta é a formação de agentes multiplicadores, que são nomeados pelos gestores dos municípios e estados participantes. Com o projeto, estados e municípios podem permitir a valorização de ingredientes e receitas regionais, técnicas culinárias de preparo de alimentos, além de usufruir da experiência dos sabores e aromas, impactando positivamente na qualidade sensorial e na apresentação das refeições escolares.

O Educando com a Horta Escolar, hoje denominado “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia – Formação de agentes para dinamização da alimentação escolar no espaço educativo a partir da gastronomia e sustentabilidade”, foi instalado em 2004, por meio da cooperação entre o FNDE e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), e aplicado em mais de 20 municípios. Foi elaborado com a intenção de contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares dos escolares e da qualidade dos alimentos oferecidos nas escolas.

Em 2012, o FNDE passou a contar com a parceria do Núcleo de Referência em Gastronomia e Alimentação Regional do CET/UNB, para revisar a metodologia, que resultou na incorporação de mais um campo de conhecimento: a gastronomia. A finalidade do projeto é promover a educação de crianças, adolescentes e adultos de escolas atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e comunidades do seu entorno, utilizando as hortas escolares como ferramenta e eixo gerador da prática pedagógica na abordagem de temas sobre a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.