20/09/2021 - 10:33 - Atualizado em 21/09/2021 - 17:09

Meio Ambiente celebrará “Dia da Árvore” com doações de mudas no Espelho d’Água

Para celebrar e conscientizar a população sobre questões ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paranaíba estará distribuindo cerca de 267 mudas de árvores. O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e busca conscientizar sobre a importância da preservação das plantas e florestas para o meio ambiente.

Meio Ambiente celebrará “Dia da Árvore” com doações de mudas no Espelho d’Água

Para celebrar e conscientizar a população sobre questões ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente  (SEMA) de Paranaíba estará distribuindo cerca de 267 mudas de árvores. O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e busca conscientizar sobre a importância da preservação das plantas e florestas para o meio ambiente.

De acordo com Secretário de Meio Ambiente, serão doadas 267 mudas variadas das espécies acerola, cajá-mirim, caramboleira, goiabeira, pitangueira, ipê-mirim, ipê amarelo, ipê branco, ipê roxo e jacarandá. Ainda conforme ele, “o Dia da Árvore se mostra muito importante por motivar uma cultura para preservação ambiental, pois são as árvores que nos fornecem melhoria na qualidade de vida, alimentos melhoram a umidade do ar, diminuem a poluição por meio da absorção de dióxido de carbono e liberação de oxigênio, além de deixar o ambiente com aspecto agradável, entre outros benefícios”, completou o secretário José Carlos Macedo Grande.

No local da doação, a equipe da SEMA vai auxiliar o morador a escolher a espécie mais adequada, passando informações sobre as características de cada espécie, as épocas de florações e a altura máxima que cada uma atinge, ensinando a maneira correta de se fazer o plantio.

Dia da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação das árvores. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais do planeta. Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzida serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas.

A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

A distribuição das mudas será realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paranaíba – MS, no Espelho d’Água, no dia 21 de setembro de 2021, às 9h.

Otávio Armando

imagem: Marnei Marcelo