Departamento de Comunicação
22/09/2021 - 09:41 - Atualizado em 24/09/2021 - 10:57


Paranaíba participou de Fórum de Gestores Municipais de Cultura

Na oportunidade, a secretária municipal de Cultura, Débora Queiroz, fez uma breve apresentação e destacou a importância do auxílio à Cultura no período de pandemia de COVID, da retomada dos projetos e dos desafios enfrentados.

Paranaíba participou de Fórum de Gestores Municipais de Cultura


O Município de Paranaíba foi representado, nesta segunda-feira, 20, no Fórum de Gestores e Dirigentes Públicos Municipais de Cultura de Mato Grosso do Sul, realizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Campo Grande, pela secretária de Cultura, Débora Queiroz, e chefe de divisão de Cultura, Diego Rafael de Queiroz Rodrigues, com a finalidade de terem conhecimento de projetos e editais de atendimento às diversas ramificações do setor.

 

Os principais objetivos do Fórum são a retomada do Prosimc, que é o projeto de apoio à estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura, e a integração das políticas públicas estaduais com os municípios, ou seja, abrir um canal de comunicação do Estado com os municípios. Na oportunidade, a secretária, assim como todos os dirigentes de Cultura do Estado presentes, fez uma breve apresentação e destacou a importância do auxílio à Cultura no período de pandemia de COVID, da retomada dos projetos e dos desafios enfrentados.

 

 

Abrindo a reunião, a diretora geral da Fundação de Cultura, Mariana Rondon, explicou aos presentes que uma das competências da Fundação de Cultura de MS é prestar auxílio aos municípios. “Neste momento de retomada, a sociedade pede um olhar com mais carinho para a cultura, pois a retomada não é só dos eventos culturais, mais também uma retomada da economia. O governador Reinaldo Azambuja teve esse olhar ao lançar o pacote da Retomada. Desejo que todos tenham um bom aproveitamento neste evento”.

 

O diretor-presidente da Fundação de Cultura, Gustavo Cegonha, atua há mais de 30 anos na área cultural e considera ser um desafio estar à frente a Fundação da Cultura. Ele elencou as diversas ações que foram realizadas pelo órgão no período de sua gestão, como a Lei Aldir Blanc, o Mapa Cultural, entre outros.  “Só temos a agradecer ao governador Reinaldo Azambuja, que em todo o momento atendeu às nossas demandas. Estamos num momento de valorização e apoio aos gestores culturais. Vamos juntos desenvolver uma política cultural democrática que possa atender a todos”.

 

Também fizeram parte do Fórum: a deputada estadual Mara Caseiro; o diretor-presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendling; o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel; o secretário adjunto da Secic, Eduardo Romero; o secretário estadual de Cidadania e Cultura, João César Matogrosso.

 

Na reunião foi apresentada a nova estrutura da Secretaria de Cidadania e Cultura de MS, e num segundo momento, a ideia é oferecer cursos e oficinas por meio do Fórum para integrar os municípios com os editais públicos e as ações da Cultura do Estado. Foi feita uma pequena apresentação dos Editais da Fundação de Cultura de MS e do Sistema Estadual de Bibliotecas.

 

A primeira etapa de capacitações do Prosimc para os gestores municipais de Cultura inicia em outubro e seguem até dezembro de 2021. A programação será divulgada em breve pela Fundação de Cultura.

DECOM

Luana Chaves

 


OUTRAS NOTÍCIAS: Cultura

29
Set
2021

• Cultura

Lei Aldir Blanc