13/10/2021 - 16:03 - Atualizado em 13/10/2021 - 17:03

Meio Ambiente promove Coleta de Lixo Eletrônico

A Prefeitura Municipal de Paranaíba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul - Recic.LE realizará uma Ação de Coleta de Lixo Eletrônico, nos dias 14, 15 e 16 de outubro.

O Projeto consiste na coleta de lixo eletrônico gerado pelo município, para que o mesmo seja reutilizado ou descartado da maneira correta. Em parceria com a Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul - Recic.LE, o lixo eletrônico arrecadado será levado pela empresa para dar o fim correto ao lixo eletrônico de forma que não agrida o meio ambiente.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, José Carlos Macedo Grande, o desenvolvimento tecnológico alinhado à sustentabilidade é de suma importância para contribuir com a preservação do Meio Ambiente. “Conseguimos trazer a única empresa do Estado documentada e credenciada para dar destinação final do lixo eletrônico. Eles vêm aqui, fazem o recolhimento sem nenhum custo para o Município, e dão uma direção final fazendo com que recebemos o certificado que está dando um caminho correto ao lixo eletrônico, que é considerado um material perigoso”, explicou José Carlos.

O tema merece ainda mais atenção e destaque ao considerarmos que o Brasil foi o quinto País que mais gerou lixo eletrônico no mundo em 2019. Os dados, divulgados anualmente pela Universidade das Nações Unidas em parceria com diversos órgãos internacionais, fazem parte do relatório The Global E-waste Monitor 2020. Segundo o relatório, o Brasil foi o quinto País que mais gerou lixo eletrônico no mundo em 2019, ficando atrás apenas da China, EUA, Índia e Japão. Se considerarmos apenas os países da América Latina, o Brasil é o primeiro no ranking dos geradores.

Os eletrônicos quando descartados incorretamente podem liberar substâncias tóxicas na água, no solo e no ar. A contaminação do organismo com metais pesados presentes nos equipamentos eletrônicos desencadeia sérios problemas a saúde humana.

Descarte corretamente, proteja a natureza e tenha certeza de estar fazendo parte de um futuro melhor.

Definição

Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

Exemplos de lixo eletrônico:

- Monitores de Computadores

- Telefones Celulares e baterias

- Computadores

- Televisores

- Câmeras Fotográficas

- Impressoras

- Placas de Circuito

- Fios, Sensores e Periféricos

- Toners e Cartuchos de Impressora

PONTO DE COLETA

CARNAÍBA

Centro de Eventos do município.  Avenida Major Francisco Faustino Dias, Centro.