22/01/2014 - 15:33 - Atualizado em 31/07/2015 - 15:33

Prefeitura inicia construção de pista de motocross e velocross

A Prefeitura Municipal de Paranaíba iniciou ontem (21) a construção de uma pista de motocross e outra de velocross em uma área próxima ao ginásio de esportes do município, às margens da BR-158.

As duas pistas ficarão abertas ao uso da população e estão sendo construídas para reforçar as atividades esportivas da cidade, assim como vem ocorrendo com outras modalidades de esporte.

De acordo com praticantes das modalidades de motocross e velocross de Paranaíba, até o momento os pilotos do município tinham que procurar outras cidades para praticarem as modalidades devido à falta de uma pista aberta ao público. Os praticantes esperam que ao menos 40 pessoas utilizem as pistas todos os fins de semana.

Apesar de muito parecidas, as duas modalidades esportivas necessitam de pistas diferentes.

Motocross

O Motocross (frequentemente encurtado para (MX) ou MotoX) é uma modalidade desportiva de motovelocidade, praticada sobre motocicletas de estilo off-road, são várias as categorias como: Arenacross, Trial e Enduro.

As Competições de motocross são geralmente realizadas em pistas fechadas que voa com distâncias que podem chegar a 1,5 km, essas pistas incorporam características naturais do terreno com quantidades variadas de saltos, costelas (sequência de lombadas e pequenos morros) e curvas. No Supercross a distância dos saltos é maior que as de pista de motocross.

As corridas de motocross ocorrem tradicionalmente em terreno molhado. As provas são divididas em várias categorias, onde grosseiramente podemos dizer que são amadores e profissionais, nas provas realizadas pelos profissionais as baterias podem durar ate 20 minutos, nas baterias amadoras 10 minutos.

Velocross

O Velocross (VX) é uma modalidade esportiva na qual competem pilotos que utilizam motos Trial ou Off-Road, usadas também no Cross Country, Enduro de Regularidade e no Motocross. A grande diferença é na preparação das motos e no tipo de pista.

Na preparação das motos o objetivo é garantir maior potência, aceleração e velocidade em detrimento da suspensão, pois, no Velocross – ao contrário do Motocross – não há obstáculos como saltos, duplos, triplos, mesas, costelas e outros, que exijam uma boa suspensão para absorção de choques.

As pistas de Velocross são de média para alta velocidade, com traçados sinuosos e muitas curvas. Devem ser gradeadas, niveladas e molhadas para maior proteção dos pilotos. Pode ser inserido no traçado obstáculos tipo rampa ou ‘lançador’ (Um aclive suave para saltos longos, baixos, e de pouco impacto na suspensão).