19/11/2021 - 13:44 - Atualizado em 19/11/2021 - 14:03

Educação e Gabinete buscam por recursos e ações para Paranaíba

Nos dias 17 e 18 de novembro, a secretária de Educação Simone Almeida e a chefe de Gabinete Jane Paula estiveram em Brasília para solicitar recursos voltados à Educação de Paranaíba.

No dia 17 a primeira agenda foi com o Deputado Federal Beto Pereira, onde trataram sobre a emenda no valor de R$600 mil voltados para a construção de uma quadra para a Escola Municipal "Maria Luiza Corrêa Machado". A secretária de Educação informou ao Deputado que a planta já encontra-se nas ações do PAR (Plano de Articulação Recursos), no sistema do SIMEC (Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação) e questionou sobre o andamento da emenda. Ele, por sua vez, informou que o projeto está pré-aprovado, passou pela 1° fase, no entanto ainda não há autorização para licitar a obra. O projeto, ainda segundo o parlamentar, passará por outra análise para avaliar as condições, porém possivelmente o recurso não sairá neste ano. "Nós temos seis meses antes da eleição para liberar este recurso, então até abril faremos isso", garantiu Beto Pereira.

Jane Paula solicitou do Deputado que coloque Paranaíba em sua lista de prioridades quando houver a liberação de recursos de 2021.
Logo após, as representantes municipais estiveram reunidas com o Deputado Federal Dagoberto Nogueira, em busca de informações sobre o  PL 3776/2008, que trata sobre o piso salarial dos profissionais do Magistério, sobre a PL 3418/21, que atualiza a regulamentação do Fundeb e esclarece o conceito de profissionais  da Educação, e, também sobre a PEC 13/21, que trata sobre o gastos em educação dos anos de 2020 e 2021 no período de pandemia.

Dagoberto Nogueira  informou que a PL está em andamento na Câmara dos Deputados e a PEC tramita no Senado.
As secretárias aproveitaram o momento para solicitar apoio do Deputado nas demandas da Educação durante reuniões no dia seguinte no FNDE e no MEC.
Na quinta-feira, 18, no período da manhã,  Simone e Jane foram até o FNDE acompanhadas da assessoria do deputado,  onde trataram da Prestação de Contas de obras do PAR; a construção da quadra da Escola Municipal Maria Luiza Corrêa Machado; e a escolha de livros didáticos para Educação Infantil.

A primeira reunião ocorreu com o diretor da Coordenação de Livros Didáticos, Garigham Amarante, que explicou sobre o processo de escolha dos livros para as redes de ensino. Logo na sequência, o segundo encontro foi realizado com a participação de Karina Scotton, coordenadora de Apoio às Redes de Ensino; Pedro Linhares, coordenador de Infraestrutura; Geizy de Lima Fideles Albernaz, assessora da presidência do FNDE; e Fiama de Araújo, analista de sistemas. Foram apresentadas as principais dificuldades na escolha dos livros e no uso das ferramentas disponíveis no SIMEC.

No período da tarde, as tratativas ocorreram no Ministério da Educação, na Coordenação do Programa Tempo de Aprender, com a coordenadora Maria Eduarda Mostaço. A secretária falou sobre a necessidade de vínculo com os municípios e a aplicação do recurso do programa.
Já na Coordenação Geral de Tecnologia e Inovação da Educação, com o coordenador Álvaro José Andrade Carneiro, foram solicitados recursos tecnológicos para as escolas da rede municipal de ensino. Álvaro orientou Paranaíba nas iniciativas 12 e 13 dentro da Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais e citou a série de itens disponíveis e como requerer.

"Nossas reuniões foram bastante satisfatórias e esclarecedoras. Agora colocaremos em prática com precisão para garantir recursos para a Educação de Paranaíba e atender os nossos 4.300 estudantes", finalizou Simone.

DECOM

Luana Chaves