28/05/2014 - 15:53 - Atualizado em 31/07/2015 - 15:53

Pronatec de Paranaíba inicia cursos de cuidador infantil e manicure

Teve início, no último dia 21, o curso de cuidador infantil, oferecido pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), por meio da Secretaria de Assistência Social de Paranaíba. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 22h, no Centro de Qualificação Profissional. Nesta turma, 29 pessoas estão inscritas. O curso tem a duração de 160 horas, o equivalente a aproximadamente três meses.

De acordo com a diretora de planejamento da Assistência Social, Mariana Leal de Souza, o objetivo do curso é capacitar os participantes, a fim de que aprendam a cuidar da higiene, conforto e alimentação da criança, a observar possíveis alterações no estado geral da criança, a zelar pela integridade física, a prestar primeiros socorros e a promover atividades lúdicas de entretenimento.

Além dessa capacitação, o Pronatec, este mês, começou o curso de manicure e pedicure, o qual se estenderá até julho. Ao final, os participantes estarão habilitados a atuar no segmento de beleza, realizando higienização, lixamento, corte polimento e esmaltagem das unhas; além de utilizar diferentes técnicas, procedimentos de biossegurança, materiais e produtos, conforme as necessidades e características do cliente, respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais.

Outra qualificação profissional que terá início na próxima semana, dia 5 de junho, é a de maquiador. Os alunos desse curso estarão aptos, após dois meses e meio, a realizar maquiagens para diferentes ocasiões, utilizando técnicas e produtos cosméticos de maquiagem, considerando as tendências da moda e respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais.