Departamento de Comunicação
23/05/2014 - 16:08 - Atualizado em 31/07/2015 - 16:08


Professor prevê impactos positivos com implantação do curso em Paranaíba

Professor prevê impactos positivos com implantação do curso em Paranaíba


O tão esperado e idealizado curso de Medicina Veterinária na unidade da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Paranaíba, já é uma realidade. Com previsão para início das aulas em 2015, o curso originará inúmeros impactos positivos para o município, proporcionando desenvolvimento social e econômico para a região, além de ampliar as possibilidades de acesso ao Ensino Superior público.

De acordo com o médico veterinário, professor doutor Júlio César de Souza da UFMS, um curso de Medicina Veterinária como o que será implantado em Paranaíba, que trará 60 acadêmicos por ano, vai atender as mais diversas áreas: desde o sistema de produção aos diferentes setores de produção, como o bovino, cultura de corte e de leite, caprinos, ovinos, bubalinos, como também o setor de produtos de origem animal. “Teremos também a parte clínica e a parte de zoonoses que são importantíssimas”, acrescentou.

Júlio explicou que todos os municípios da região acabarão ganhando com a implantação desse curso no município, uma vez que é evidente a implantação de um Centro de Zoonoses, que colaborará não só com Paranaíba, mas com outras cidades vizinhas. “Vamos, então, analisar essas populações caninas, de gatos e trabalhar as mais diferentes áreas nesse setor”, ressaltou.

Outro ponto destacado pelo professor, em relação aos benefícios na inserção do curso, é a facilidade que os moradores da cidade e região terão com um curso tão requisitado em todo o Brasil. Com isso, os moradores do município que têm o interesse em cursar Medicina Veterinária não terão que migrarem para cidades mais distantes, a fim de buscar universidades públicas de qualidade.

“Nós teremos a formação do nosso pessoal aqui. Os filhos das nossas comunidades poderão ter um curso de excelência na região, não tendo a necessidade de se deslocarem para outras cidades. Foram feitos levantamentos e a universidade pública mais próxima daqui é em Araçatuba-SP. No estado, é em Campo Grande”, concluiu.

A vinda com curso de Medicina Veterinária propiciará a inserção de outro curso no Campus de Paranaíba, concomitantemente. Ainda não foi definido qual será a graduação, mas os estudos tendem a algum curso ligado à Psicologia, para que os cinco cursos que integrarem a unidade de Paranaíba possam ter ligação, caracterizando-se, assim, um Campus Universitário.

A intenção, segundo a reitora da UFMS Célia Maria Silva Corrêa Oliveira, é que, com o passar dos anos, sejam acrescentados outros cursos em Paranaíba, como determina a política da presidente Dilma Roussef, que prioriza a expansão do Ensino Superior no país.


OUTRAS NOTÍCIAS: Governo