19/05/2014 - 16:17 - Atualizado em 31/07/2015 - 16:17

Etapa do mutiro finalizada com evento no Bairro de Lourdes

Etapa do mutiro  finalizada com evento no Bairro de Lourdes

Para encerrar as atividades propostas pelo mutirão, na região dos bairros Industrial de Lourdes, Santo Antônio, Daniel V e Daniel II, a Prefeitura de Paranaíba promoveu uma confraternização, no último domingo (18), na Praça da Iacal. O propósito foi apresentar as ações que foram realizadas na região desde o mês passado e interagir com a comunidade dos bairros, a fim de identificar problemas, oferecer serviços e propor soluções.

No local, foram disponibilizados profissionais da área da saúde, que prestaram serviços básicos, como aferimento da pressão arterial, medição do índice de glicemial, avaliação odontológica e orientações sobre diversas doenças. A Secretaria de Esporte ofereceu aulas de zumba e torneio de truco. A Administração esteve na praça, recolhendo as reivindicações dos moradores; houve ainda a distribuição de picolés, pipoca e algodão doce para a criançada.

Para o prefeito a iniciativa contribui para aproximar a administração municipal dos moradores, auxiliando na identificação do que é preciso melhorar por meio de um canal direto com o povo. “Estamos muito felizes com o fim desta etapa. Muito se foi feito nesses bairros e agora tivemos oportunidade de estar junto ao povo, ouvindo o que precisa ser feito e expondo o que já fizemos e faremos”, disse o prefeito.

O mutirão é uma iniciativa da Prefeitura, com o intuito de resolver a questão da limpeza da cidade e prezar pela saúde da população. Cerca de 12 toneladas de lixo foram recolhidas diariamente.

A ação é conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente, Obras, Saúde, Educação, Esporte e Assistência Social, com a finalidade de promover a limpeza, dar suporte assistencial, prevenir doenças e a proliferação da dengue, além de atender os munícipes quanto às necessidades de cada lugar.

Nessa primeira região, foram encontrados 101 focos do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. No bairro Industrial de Lourdes, 39; no Santo Antonio, 34; no Daniel IV, 24; e no Daniel II, 4 focos.

O mutirão da limpeza passará por todos os bairros de Paranaíba, com diversos profissionais, seis caminhões, duas pás-carregadeiras, duas moto-niveladoras, um veículo F-4000 e três tratores.

Saúde

Estiveram presentes, na ação deste domingo no Bairro Industrial de Lourdes, odontólogos, que realizaram a prevenção e entrega de fio dental e escovas. Os ESF’s (Estratégia de saúde da Famíla) proporcionaram: orientação sobre Hanseníase/Tuberculose; pesagem do Bolsa Família; orientação sobre Câncer de Colo Uterino/Mama; verificação de Pressão Arterial e Glicemia Capilar;  vacinação (gripe para grupo de risco, tétano, febre Amarela e hepatite B). O SAE  entregou preservativos e panfletos sobre DST’s. O Nasf  ofereceu orientação sobre alimentação e tabagismo e o Controle de Vetores alertou sobre a dengue e a leishmaniose).

Educação e Cultura

Crianças e adultos tiveram atividades de leitura; pintura (artes plásticas); escultura; desenho; educação musical; leitura de valores musicais com fitas adesivas; e coordenação e independência das mãos. A Secretaria também realizou diversas brincadeiras no local.

Assistência Social

A equipe do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) divulgou e explicou sobre a campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Também foi apresentado o trabalho realizado pelo Centro de Atendimento à Mulher, vítimas de violência.  E a equipe do Bolsa Família ofereceu orientação para os usuários.

Os funcionários do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) de Paranaíba estiverem na confraternização e explicaram sobre os cursos que estão em andamento e as novas oportunidades.

Além disso, a Secretaria disponibilizou um salão de beleza, com cortes femininos, masculinos e infantis; pula-pula; algodão doce; e pipoca.  Apresentações de hip hop e da Xuxa cover também marcaram o evento; assim como uma exposição de trabalhos com materiais recicláveis realizados dentro do Centro Especializado de Fortalecimento de Vínculos.

Meio Ambiente

A Secretaria alertou a população sobre os cuidados necessários pára a preservação do meio ambiente, com a doação de mudas e a apresentação de vídeos educativos. Picolés também foram distribuídos pela pasta aos que compareceram no encerramento do mutirão na região.