19/05/2014 - 16:17 - Atualizado em 31/07/2015 - 16:17

Etapa do mutirão é finalizada com evento no Bairro de Lourdes

Para encerrar as atividades propostas pelo mutirão, na região dos bairros Industrial de Lourdes, Santo Antônio, Daniel V e Daniel II, a Prefeitura de Paranaíba promoveu uma confraternização, no último domingo (18), na Praça da Iacal. O propósito foi apresentar as ações que foram realizadas na região desde o mês passado e interagir com a comunidade dos bairros, a fim de identificar problemas, oferecer serviços e propor soluções.

No local, foram disponibilizados profissionais da área da saúde, que prestaram serviços básicos, como aferimento da pressão arterial, medição do índice de glicemial, avaliação odontológica e orientações sobre diversas doenças. A Secretaria de Esporte ofereceu aulas de zumba e torneio de truco. A Administração esteve na praça, recolhendo as reivindicações dos moradores; houve ainda a distribuição de picolés, pipoca e algodão doce para a criançada.

Para o prefeito a iniciativa contribui para aproximar a administração municipal dos moradores, auxiliando na identificação do que é preciso melhorar por meio de um canal direto com o povo. “Estamos muito felizes com o fim desta etapa. Muito se foi feito nesses bairros e agora tivemos oportunidade de estar junto ao povo, ouvindo o que precisa ser feito e expondo o que já fizemos e faremos”, disse o prefeito.

O mutirão é uma iniciativa da Prefeitura, com o intuito de resolver a questão da limpeza da cidade e prezar pela saúde da população. Cerca de 12 toneladas de lixo foram recolhidas diariamente.

A ação é conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente, Obras, Saúde, Educação, Esporte e Assistência Social, com a finalidade de promover a limpeza, dar suporte assistencial, prevenir doenças e a proliferação da dengue, além de atender os munícipes quanto às necessidades de cada lugar.

Nessa primeira região, foram encontrados 101 focos do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. No bairro Industrial de Lourdes, 39; no Santo Antonio, 34; no Daniel IV, 24; e no Daniel II, 4 focos.

O mutirão da limpeza passará por todos os bairros de Paranaíba, com diversos profissionais, seis caminhões, duas pás-carregadeiras, duas moto-niveladoras, um veículo F-4000 e três tratores.

Saúde

Estiveram presentes, na ação deste domingo no Bairro Industrial de Lourdes, odontólogos, que realizaram a prevenção e entrega de fio dental e escovas. Os ESF’s (Estratégia de saúde da Famíla) proporcionaram: orientação sobre Hanseníase/Tuberculose; pesagem do Bolsa Família; orientação sobre Câncer de Colo Uterino/Mama; verificação de Pressão Arterial e Glicemia Capilar;  vacinação (gripe para grupo de risco, tétano, febre Amarela e hepatite B). O SAE  entregou preservativos e panfletos sobre DST’s. O Nasf  ofereceu orientação sobre alimentação e tabagismo e o Controle de Vetores alertou sobre a dengue e a leishmaniose).

Educação e Cultura

Crianças e adultos tiveram atividades de leitura; pintura (artes plásticas); escultura; desenho; educação musical; leitura de valores musicais com fitas adesivas; e coordenação e independência das mãos. A Secretaria também realizou diversas brincadeiras no local.

Assistência Social

A equipe do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) divulgou e explicou sobre a campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Também foi apresentado o trabalho realizado pelo Centro de Atendimento à Mulher, vítimas de violência.  E a equipe do Bolsa Família ofereceu orientação para os usuários.

Os funcionários do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) de Paranaíba estiverem na confraternização e explicaram sobre os cursos que estão em andamento e as novas oportunidades.

Além disso, a Secretaria disponibilizou um salão de beleza, com cortes femininos, masculinos e infantis; pula-pula; algodão doce; e pipoca.  Apresentações de hip hop e da Xuxa cover também marcaram o evento; assim como uma exposição de trabalhos com materiais recicláveis realizados dentro do Centro Especializado de Fortalecimento de Vínculos.

Meio Ambiente

A Secretaria alertou a população sobre os cuidados necessários pára a preservação do meio ambiente, com a doação de mudas e a apresentação de vídeos educativos. Picolés também foram distribuídos pela pasta aos que compareceram no encerramento do mutirão na região.