13/05/2014 - 16:24 - Atualizado em 31/07/2015 - 16:24

Etapa do mutirão é finalizada com evento neste domingo

Confraternização contará com a participação de várias secretarias que oferecerão serviços diversos no local, além de ações de esporte e entretenimento

Etapa do mutirão é finalizada com evento neste domingo

Para encerrar as atividades propostas pelo mutirão da limpeza, na região dos bairros Industrial de Lourdes, Santo Antônio, Daniel V e Daniel II, a Prefeitura de Paranaíba promoverá uma confraternização neste domingo (18), das 7h às 12h, na Praça da Iacal. O propósito é apresentar as ações que foram realizadas na região desde o mês passado.

No local, estarão disponíveis profissionais da área da saúde que prestarão serviços básicos, como aferimento da pressão arterial, medição do índice de glicemia e avaliação odontológica. A Secretaria de Esporte e lazer oferecerá aulas de zumba, jogos de futsal e basquete e torneio de truco. A Administração estará na praça, recolhendo as reivindicações dos moradores; e haverá ainda a distribuição de picolés, pipoca e algodão doce para a criançada.

O mutirão é uma iniciativa da Prefeitura, com o intuito de resolver a questão da limpeza da cidade e prezar pela saúde da população. Cerca de 12 toneladas de lixo foram recolhidas diariamente.

A ação é conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente, Obras, Saúde, Educação, Esporte e Assistência Social, com a finalidade de promover a limpeza, dar suporte assistencial, prevenir doenças e a proliferação da dengue, além de atender os munícipes quanto às necessidades de cada lugar.

Nessa primeira região, foram encontrados 101 focos do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. No bairro Industrial de Lourdes, 39; no Santo Antonio, 34; no Daniel IV, 24; e no Daniel II, 4 focos.

O mutirão da limpeza passará por todos os bairros de Paranaíba, com diversos profissionais, seis caminhões, duas pás-carregadeiras, duas moto-niveladoras, um veículo F-4000 e três tratores.

Ações da Saúde

Haverá também neste domingo trabalho de odontólogos, realizando prevenção e entrega de fio dental e escovas. Os ESF’s (Estratégia de Saúde da Família) proporcionarão: Orientação sobre Hanseníase/Tuberculose; Pesagem do Bolsa Família, Orientação sobre Câncer de Colo Uterino/Mama, Verificação de Pressão Arterial e Glicemia Capilar, Vacinação (Gripe para grupo de risco, Tétano, Febre Amarela e Hepatite B), SAE (Entrega de Preservativos, Panfletos sobre DST’s), NASF (Orientação sobre alimentação, tabagismo), CONTROLE DE VETORES (Orientação Dengue e Leishmaniose)