08/05/2014 - 16:27 - Atualizado em 31/07/2015 - 16:27

Mutirão retira toneladas de entulhos e encontra 101 focos de dengue

No bairro Industrial de Lourdes, foram localizados 39 focos; no Santo Antonio, 34; no Daniel IV, 24; e no Daniel II, quatro focos

Mutirão retira toneladas de entulhos e encontra 101 focos de dengue

Preocupada com a questão da limpeza da cidade e a saúde da população, a Prefeitura de Paranaíba intensificou seus trabalhos em relação ao recolhimento de entulhos, com o mutirão iniciado no mês passado. Cerca de 12 toneladas de lixo estão sendo recolhidas diariamente.

A ação é conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente, Obras, Saúde e Assistência Social, com a finalidade de promover a limpeza, dar suporte assistencial, prevenir doenças e a proliferação da dengue, além de atender os munícipes quanto às necessidades de cada lugar.

Nos primeiros bairros visitados, foram encontrados 101 focos do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. No bairro Industrial de Lourdes, 39; no Santo Antonio, 34; no Daniel IV, 24; e no Daniel II, 4 focos.

De acordo com Ymara Lúcia Zanin Palchetti, coordenadora do Controle de Vetores de Paranaíba, é importante que a população se atente com seus quintais e até mesmo tenha cuidado com possíveis lugares de alojamento de mosquitos dentro de suas residências. A Administração Municipal está realizando seu trabalho, mas o mosquito se prolifera com rapidez, por isso a atenção deve ser diária.

Ela explica que se deve evitar acumular latas; ficar atento aos bebedouros de animais e com as gavetas de degelo da geladeira; e cuidar dos ralos internos e externos, utilizando telas, se necessário, para cobri-los.

Além disso, a caixa d’água é um lugar muito propenso a ter focos de dengue, por isso, é preciso olhá-la sempre, ainda mais se ventou bastante ou se ela estiver destampada e/ou sombreada. Este também é o momento para se limpar as calhas, principalmente se estiverem próximas a árvores.

O mutirão da limpeza passará por todos os bairros de Paranaíba, com diversos profissionais, seis caminhões, duas pás-carregadeiras, duas moto-niveladoras, um veículo F-4000 e três tratores.

De acordo com o prefeito , todos os moradores devem estar ligados nos rumos do mutirão, para depositarem na frente de suas residências, todos os eventuais entulhos e lixos que tiverem, para que o recolhimento seja feito. “A cidade estava esperando por isso. Isso é o mínimo que podemos fazer. Durante todo esse período estaremos juntos com o propósito de melhorar a cidade”, destacou o prefeito.