07/03/2022 - 10:02 - Atualizado em 11/03/2022 - 10:02

SEMED realiza encontro sobre Educação do Campo

Na tarde de sexta-feira (04), a Secretaria Municipal de Educação – SEMED realizou, de forma virtual, uma reunião com a presença da secretária de Educação Simone Almeida, técnicos da SEMED, diretores e coordenadores das escolas do campo, representantes da SEDUC estadual, Leducampo/UFMS, Fórum Estadual de Educampo/MS, LEDUC/ UFGD, a presidente do Conselho Municipal de Educação e membros do CME, com o tema ‘’Educação do Campo em Movimento’’ e contou com a  presença do Ministério da Educação, representado pelo Coordenador Nacional do Programa Escola da Terra e Educação do Campo, Xavier Carvalho de Souza Neto.

O encontro foi dirigido pela Profª. Maria Ângela Pereira Pedroso, responsável pela Educação do Campo no Município. Durante a reunião foi discutida a implementação do projeto ‘’Escola da Terra’’, um projeto do MEC, o qual promove a formação continuada de professores para atender as necessidades específicas de funcionamento das escolas do campo, assim como fornecer melhores condições de acesso, permanência e aprendizagem aos estudantes da zona rural.

Este projeto forma professores para exercer a docência do campo atuando desde a educação infantil ao ensino fundamental, sendo um dos poucos projetos que possuem uma forma jurídico administrativa que rodeia a federação.

Xavier reforçou, durante a conversa, a dificuldade de adesão do projeto escola da terra, tendo em vista que é necessário que o projeto seja aderido pelo Estado e não somente pelo Município. Por fim, foi discutida a necessidade de implementação e efetivação de políticas públicas que norteiem e organizem a educação do campo tanto em âmbito nacional, quanto regional e local.

DECOM

Heloiza Colodetti